Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTIMANDO O TAMANHO DA TERRA ATRAVÉS DE MATEMÁTICA BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90608
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 8197
    "titulo" => "ESTIMANDO O TAMANHO DA TERRA ATRAVÉS DE MATEMÁTICA BÁSICA"
    "resumo" => "A disciplina de Matemática, na maioria das vezes, é bastante temida pelos alunos, e junto a isso, eles apresentam muitos questionamentos, como: onde vou utilizar isso no meu dia a dia? Para que isso serve? Para que aprender isso? Matemática é só usar fórmulas? Diante dessas indagações, o professor deve mostrar ao aluno que Matemática não é isso. Em detrimento dessa questão, objetivamos, neste trabalho, auxiliar o professor nessa tarefa, trazendo para sala de aula um assunto que pode despertar o interesse da turma: como descobrir o tamanho da Terra dispondo apenas da Matemática Básica, em particular, com conceitos advindos da Geometria. Atrelado a isso, iniciaremos com uma breve parte histórica de como isso foi descoberto há muitos anos, pelo trabalho de Eratóstenes e, por conseguinte, exibiremos que Matemática foi usada. Do ponto de vista metodológico, analisamos livros e artigos e selecionamos aqueles que melhor abordavam o tema. Sendo assim, buscamos discorrer acerca da importância de inserir em sala de aula curiosidades desse tipo com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela disciplina e colaborar com a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática, recorrendo a essa ferramenta. Consoante a isso, fazendo com que os estudantes conheçam melhor a Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8197_TB4301_12112022101957.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA KELY ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSA KELY"
    "autor_email" => "lkellyalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90608
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 8197
    "titulo" => "ESTIMANDO O TAMANHO DA TERRA ATRAVÉS DE MATEMÁTICA BÁSICA"
    "resumo" => "A disciplina de Matemática, na maioria das vezes, é bastante temida pelos alunos, e junto a isso, eles apresentam muitos questionamentos, como: onde vou utilizar isso no meu dia a dia? Para que isso serve? Para que aprender isso? Matemática é só usar fórmulas? Diante dessas indagações, o professor deve mostrar ao aluno que Matemática não é isso. Em detrimento dessa questão, objetivamos, neste trabalho, auxiliar o professor nessa tarefa, trazendo para sala de aula um assunto que pode despertar o interesse da turma: como descobrir o tamanho da Terra dispondo apenas da Matemática Básica, em particular, com conceitos advindos da Geometria. Atrelado a isso, iniciaremos com uma breve parte histórica de como isso foi descoberto há muitos anos, pelo trabalho de Eratóstenes e, por conseguinte, exibiremos que Matemática foi usada. Do ponto de vista metodológico, analisamos livros e artigos e selecionamos aqueles que melhor abordavam o tema. Sendo assim, buscamos discorrer acerca da importância de inserir em sala de aula curiosidades desse tipo com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela disciplina e colaborar com a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática, recorrendo a essa ferramenta. Consoante a isso, fazendo com que os estudantes conheçam melhor a Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8197_TB4301_12112022101957.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA KELY ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSA KELY"
    "autor_email" => "lkellyalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A disciplina de Matemática, na maioria das vezes, é bastante temida pelos alunos, e junto a isso, eles apresentam muitos questionamentos, como: onde vou utilizar isso no meu dia a dia? Para que isso serve? Para que aprender isso? Matemática é só usar fórmulas? Diante dessas indagações, o professor deve mostrar ao aluno que Matemática não é isso. Em detrimento dessa questão, objetivamos, neste trabalho, auxiliar o professor nessa tarefa, trazendo para sala de aula um assunto que pode despertar o interesse da turma: como descobrir o tamanho da Terra dispondo apenas da Matemática Básica, em particular, com conceitos advindos da Geometria. Atrelado a isso, iniciaremos com uma breve parte histórica de como isso foi descoberto há muitos anos, pelo trabalho de Eratóstenes e, por conseguinte, exibiremos que Matemática foi usada. Do ponto de vista metodológico, analisamos livros e artigos e selecionamos aqueles que melhor abordavam o tema. Sendo assim, buscamos discorrer acerca da importância de inserir em sala de aula curiosidades desse tipo com o intuito de despertar o interesse dos alunos pela disciplina e colaborar com a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática, recorrendo a essa ferramenta. Consoante a isso, fazendo com que os estudantes conheçam melhor a Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.