Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MURAL DO ABENÇOADO: UM ESTÍMULO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90263
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3836
    "inscrito_id" => 8372
    "titulo" => "MURAL DO ABENÇOADO: UM ESTÍMULO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho visa partilhar uma experiência realizada em turmas de 2ª série de uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral situada em Fortaleza-CE. Durante as aulas de Projeto de Vida, no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), percebemos que a comunicação dos estudantes acontecia de forma violenta, permeada pela utilização de palavrões, bullying, etc. Nas conversas com a turma, pontuávamos a necessidade de mudança, que não acontecia. Começamos, então, a pensar em estratégias possíveis para minimizar esses comportamentos, surgindo assim a ideia da criação de um mural na sala de aula no qual destacaríamos os alunos que estivessem sendo exemplo positivo para os colegas, ou seja, aqueles que não se utilizassem da violência no trato com os demais, que auxiliassem os que tinham dificuldade em alguma disciplina, que fossem mais assíduos na escola, que participassem efetivamente das atividades propostas pelos professores, dentre outros aspectos. Para a elaboração da ideia do Mural do Abençoado tomamos como referência as obras de ARANTES, ARAÚJO e PINHEIRO, que refletem sobre Projeto de Vida dos jovens brasileiros, bem como sobre as Assembleias Estudantis, além de BACICH e MORAN que abordam a prática das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Desta forma, a cada semana as turmas passaram a indicar e eleger os colegas que deveriam compor o mural. Percebemos com isso uma mudança de comportamento, vinda da necessidade dos estudantes de se verem no mural, assim como um amadurecimento dos jovens ao proporem os nomes dos colegas e justificarem suas indicações, revelando uma tomada de consciência acerca da participação deles nas atividades escolares, o que vem contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre as turmas e para a construção de seus projetos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8372_TB3836_01122022131712.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90263
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3836
    "inscrito_id" => 8372
    "titulo" => "MURAL DO ABENÇOADO: UM ESTÍMULO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho visa partilhar uma experiência realizada em turmas de 2ª série de uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral situada em Fortaleza-CE. Durante as aulas de Projeto de Vida, no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), percebemos que a comunicação dos estudantes acontecia de forma violenta, permeada pela utilização de palavrões, bullying, etc. Nas conversas com a turma, pontuávamos a necessidade de mudança, que não acontecia. Começamos, então, a pensar em estratégias possíveis para minimizar esses comportamentos, surgindo assim a ideia da criação de um mural na sala de aula no qual destacaríamos os alunos que estivessem sendo exemplo positivo para os colegas, ou seja, aqueles que não se utilizassem da violência no trato com os demais, que auxiliassem os que tinham dificuldade em alguma disciplina, que fossem mais assíduos na escola, que participassem efetivamente das atividades propostas pelos professores, dentre outros aspectos. Para a elaboração da ideia do Mural do Abençoado tomamos como referência as obras de ARANTES, ARAÚJO e PINHEIRO, que refletem sobre Projeto de Vida dos jovens brasileiros, bem como sobre as Assembleias Estudantis, além de BACICH e MORAN que abordam a prática das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Desta forma, a cada semana as turmas passaram a indicar e eleger os colegas que deveriam compor o mural. Percebemos com isso uma mudança de comportamento, vinda da necessidade dos estudantes de se verem no mural, assim como um amadurecimento dos jovens ao proporem os nomes dos colegas e justificarem suas indicações, revelando uma tomada de consciência acerca da participação deles nas atividades escolares, o que vem contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre as turmas e para a construção de seus projetos de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8372_TB3836_01122022131712.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho visa partilhar uma experiência realizada em turmas de 2ª série de uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral situada em Fortaleza-CE. Durante as aulas de Projeto de Vida, no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), percebemos que a comunicação dos estudantes acontecia de forma violenta, permeada pela utilização de palavrões, bullying, etc. Nas conversas com a turma, pontuávamos a necessidade de mudança, que não acontecia. Começamos, então, a pensar em estratégias possíveis para minimizar esses comportamentos, surgindo assim a ideia da criação de um mural na sala de aula no qual destacaríamos os alunos que estivessem sendo exemplo positivo para os colegas, ou seja, aqueles que não se utilizassem da violência no trato com os demais, que auxiliassem os que tinham dificuldade em alguma disciplina, que fossem mais assíduos na escola, que participassem efetivamente das atividades propostas pelos professores, dentre outros aspectos. Para a elaboração da ideia do Mural do Abençoado tomamos como referência as obras de ARANTES, ARAÚJO e PINHEIRO, que refletem sobre Projeto de Vida dos jovens brasileiros, bem como sobre as Assembleias Estudantis, além de BACICH e MORAN que abordam a prática das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Desta forma, a cada semana as turmas passaram a indicar e eleger os colegas que deveriam compor o mural. Percebemos com isso uma mudança de comportamento, vinda da necessidade dos estudantes de se verem no mural, assim como um amadurecimento dos jovens ao proporem os nomes dos colegas e justificarem suas indicações, revelando uma tomada de consciência acerca da participação deles nas atividades escolares, o que vem contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre as turmas e para a construção de seus projetos de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.