A alimentação vem sendo tema de diversos debates atualmente, principalmente nas vertentes que tangem a soberania, segurança e pertencimento alimentar. Com isto a população de uma forma geral deve ser consciente do que se alimenta e como isso afeta em sua saúde e qualidade de vida, sendo assim, inserir plantas alimentícias não convencionais, além de ser uma possibilidade de alimentação saudável, traz consigo a praticidade de se alimentar de espécies, nativas e que quase não requerem nenhum cuidado em seu plantio, outrora são espécies altamente resilientes. Neste manuscrito elencamos o relato de como foi a experiência de participação direta de alunos do ensino fundamental II de uma escola na cidade de Manaus que plantaram e cultivaram suas próprias espécies para posterior consumo na cantina da escola. As espécies escolhidas para cultivo foram a Alfavaca, Ora-pro-nóbis e a Dama da Noite (nomes populares na região norte do país). Através do cultivo pudemos perceber o cuidado que os alunos desenvolveram, além do contato com a terra e o zelo pelo seu local de estudos e também de colheitas de espécies que são adicionadas as refeições escolares pelo menos uma vez na semana, com vistas a divulgar estas espécies para que os alunos possam consumi-las em suas residências e aprenderem a reconhecer o potencial nutricional que os cercam.