MELO, Elivaneide Nicolau De. Minha cidade, meu bairro, minha escola alga marina. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90758>. Acesso em: 23/12/2024 05:00
Este resumo tem por objetivo descobrir a identidade social e educacional da escola municipal Alga Marina que localiza-se na comunidade de Arthur lundgren na cidade do Paulista em Pernambuco, ao qual a turma do 5° ano D apresentará uma busca registros através de relatos das pessoas do bairro e pesquisas documentais como o PPP da escola. Questionamentos são necessários para a busca ativa de quem é Alga marina, onde nasceu , qual a ligação dela com a comunidade, qual o impacto da construção da identidade da escola. É sabido que quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, num contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco. Quando resgatamos a memória social de uma entidade pública, conceitos e princípios são ativados em narrativas históricas e estão ligadas a construção da identidade de um grupo de uma comunidade nela inserida que por meio de registros de experiências e vivências contadas; a história produzida merece ser preservada para as futuras gerações com um sentido social e educacional , já que é um trabalho de pesquisa feita pelos alunos com a mediação da professora Elivaneide, Vale ressaltar que todo o trabalho de pesquisa de campo, nada mais é que a memória de uma instituição que está inserida numa comunidade por diferentes grupos e indivíduos que permeiam uma memória sócio educacional, plural e democrática.