As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia.