Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89650
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2968
    "inscrito_id" => 8620
    "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8620_TB2968_10082022140130.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALCILENE"
    "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89650
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2968
    "inscrito_id" => 8620
    "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS PRÁTICAS DOCENTES: CAMINHOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8620_TB2968_10082022140130.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ALCILENE"
    "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As mudanças no currículo do Ensino Médio tem sido uma realidade que suscita amplos debates em diversas esferas. Diante desse cenário é essencial refletirmos sobre algumas questões, dentre estas: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? De que maneira os profissionais da educação têm vivenciado essas mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Mediante problematizações como essas, bem como, visando ampliação dessa temática, pautamo-nos em autores(as) como, Macedo (2014), Kuenzer (2017), Frigotto (2017), Handfas (2017). Para alcançar os objetivos propostos nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho explicativa e exploratória, para analisar a realidade da implantação e das práticas pedagógicas nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Dessa forma, para além de buscarmos compreender a estrutura do Ensino Médio na educação estadual hoje, procuramos identificar quais os desafios enfrentados pelo corpo docente das referidas escolas, especialmente os professores de Sociologia. A partir dos dados apresentados, e com as mudanças que houveram no currículo do NEM, muitas áreas tem perdido carga horária para ampliação da parte diversificada. Mudanças essas que tem fragilizado não apenas a consolidação de algumas disciplinas, mas também a identidade do professor, que por muitas vezes acaba por possuir uma carga horária maior de outra disciplina, do que mesmo de sua área de formação. Palavras-chave: Educação Integral, Prática docente, Sociologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.