Neste trabalho, visamos apresentar os aspectos das demonstrações da cultura maker via metodologia de manufatura digital, no ambiente de atuação do projeto Academia STEM, onde nesse modelo de estudo que envolve quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), visando demonstrar o funcionamento das plataformas de desenvolvimento maker aplicadas nas capacitações de estudantes do ensino médio das escolas da rede públicas de ensino da cidade de Manaus nos laboratórios móveis do Projeto Academia STEM. Com isso, abordamos nas capacitações temas específicos como prototipagem em máquinas de CNC, como, Impressora 3D, Máquina de Corte a Laser, proporcionando aos alunos conhecimento do funcionamento dos equipamentos e aplicações dos conceitos e práticas do mundo maker. As demonstrações são feitas por alunos de graduação, denominados “mentores”, do Pilar Atração do Projeto Academia STEM, possibilitam aos alunos observar novas formas de produzir, associando essas metodologias com o seu cotidiano, além de motivá-los a terem novas perspectivas baseadas nos projetos desenvolvidos pelos mentores. Por conseguinte, esse contato com essas novas experiências digitais desperta um novo olhar nesses jovens cidadãos para um novo mundo que as áreas dos conhecimentos STEM interligam, e dessa forma podemos incluir exemplificar um novo método de manufaturar em grande difusão na sociedade atual, a manufatura digital.