SILVA, Joelci Mora et al.. Tdic nas licenciaturas: discutindo resistências. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88333>. Acesso em: 24/11/2024 18:30
O crescente avanço das tecnologias no cotidiano das pessoas e sua centralidade nas atividades escolares impostas pelo Ensino Remoto Emergencial, nos piores momentos da pandemia de COVID-19, fizeram ampliar a necessidade de dialogar acerca do lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação inicial de professores. Assim, o principal objetivo deste trabalho é incitar reflexões sobre as resistências e as inseguranças de professores/as e licenciandos/as para incorporar as TDIC em suas práticas pedagógicas. Para tanto, partimos dos dados obtidos na formulação do estado do conhecimento , sendo a Análise de Conteúdo a técnica utilizada para estudá-los. As análises e discussões provenientes dos momentos descritos foram embasadas pelos ensinamentos dos estudiosos das áreas de Educação, Tecnologia Educacional e pelos postulados da Teoria Histórico-Cultural. Como resultado, destacamos que as resistências e as inseguranças em relação as TDIC foram apontadas como empecilho mais para os/as docentes do que para os/as licenciandos/as. Concluímos que o processo de apropriação das TDIC na educação escolar necessita da formação inicial de professores, e que essa, por sua vez, carece de constante atenção em seus diversos aspectos, sendo a preparação de seus docentes um fator decisivo.