O presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados do projeto de pesquisa “Análises teórica-metodológicas de Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de ensino fundamental: etnografia das representações e do lugar da diversidade na escola”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Marajó-Breves, no período de agosto 2019 a julho de 2021. O objetivo geral da pesquisa foi analisar teórica e metodologicamente Projetos Políticos Pedagógicos de escolas de ensino fundamental no Marajó das florestas, as representações e o lugar que ocupam em seus currículos a diversidade étnica e de gênero. Trabalhou-se com a pesquisa documental e na base teórica contou, dentre outros que discutem diversidade e escola - Candau (2012), Louro (1997), Gomes (2012). Os resultados indicaram, que a diversidade e a inclusão aparecem nos documentos como possibilidade para o debate e inserção no ensino, no tópico “Acessibilidade, Inclusão e Diversidade”; entretanto, a diversidade é representada apenas pelas pessoas com deficiências, tanto que o marco teórico é a Política Nacional de Educação Especial, embora um dos documentos afirme que os sistemas de ensino continuam excluindo pessoas e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores das escolas. Nesses documentos, não se encontra a ampliação para o debate de outras formas de diversidade presentes no cotidiano escolar, a exemplo das étnicas e de gênero. Ou seja, Os Projetos Pedagógicos não abrem espaço para afirmação de outras identidades; o silenciamento no currículo continua como forma de exclusão daqueles e daquelas que não se enquadram no padrão historicamente construído pela colonialidade.