O ensino remoto reforçou a demanda pela aplicação de estratégias didáticas dinâmicas, capazes de promover aprendizagem ativa. Considerando os recursos próprios dos estudantes, é importante refletir sobre o bom uso das tecnologias digitais, a fim de potencializar os benefícios decorrentes das experiências pedagógicas. Por isso, objetivou-se com este trabalho investigar as contribuições do WhatsApp e Google Meet para o ensino de biologia através da produção de fotonovelas sobre temas abordados no estudo de ecologia. O trabalho foi desenvolvido em uma turma da 2ª série do ensino médio, na EEEP Júlio França, ao longo de cinco semanas, compreendendo encontros com todo o grupo e breves reuniões com as equipes de trabalho. A observação participante segundo a qual este estudo qualitativo se desenvolveu resultou no acúmulo de registros escritos em diário de campo, que foram analisados sob a perspectiva da hermenêutica objetiva. Os principais contributos deste trabalho consistem na reafirmação das ferramentas WhatsApp e Google Meet como imprescindíveis ao desenvolvimento remoto de trabalho grupal, sendo estes recursos responsáveis por possibilitar aprendizagem colaborativa. Ademais, ressalta-se o desenvolvimento de competências socioemocionais na produção das fotonovelas. Reforça-se, então, a importância da combinação entre tecnologias digitais e inovação pedagógica na mediação de processos de ensino-aprendizagem.