A monitoria acadêmica é vista como um instrumento de incentivo no processo ensino-aprendizagem através do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que tenham em vista fortalecer a ligação teórico-prático, tendo por finalidade promover uma cooperação recíproca entre discentes e docentes. As funções de um monitor acadêmico é acompanhar os alunos da disciplina durante as aulas práticas em laboratórios ou aulas de campo e nas aulas teóricas colaborando com a retirada de dúvidas dos alunos diante do conteúdo ministrado pelos professores. O componente curricular Morfologia Vegetal é uma disciplina do quarto período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE-CAV, que por ser uma cadeira introdutória na área da botânica, uma grande quantidade de discentes apresentam dificuldades quanto ao seu aprendizado, gerando algumas vezes recuperações e/ou reprovações. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da monitoria acadêmica na vida do monitor licenciando, que é através desta que o aluno tem seus primeiros contatos com o mundo da docência e é onde acaba surgindo novas perspectivas profissionais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências como discente-monitora voluntária da disciplina “Morfologia Vegetal” sob a orientação da Professora Doutora Tarcila Correia de Lima Nadia. Ofertado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, este componente é oferecido a discentes do 4º período. A experiência ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco, no campus Centro Acadêmico da Vitória durante os semestres 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, tendo uma carga horária de 12 horas semanais para atender e tirar dúvidas dos alunos, usando como ferramenta metodológica revisões sobre as aulas teóricas e práticas ministradas pela docente. Resultados: Observa-se que a prática da monitoria acadêmica estimula a pesquisa científica e que, na maioria das vezes, a ideia de ser monitor traz resultados positivos que são obtidos através do apreço que o discente desenvolve por determinadas disciplinas. Além disso, é um espaço onde o estudante explora suas relações interpessoais, onde o mesmo tem seu primeiro convívio com a docência e um contato maior com a área escolhida, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.