SILVA, Antonio Carlos Souza Da et al.. O ensino de libras para crianças ouvintes. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89147>. Acesso em: 22/12/2024 21:10
O presente trabalho teve o intuito de discutir a inserção e a importância do ensino da Libras no ensino básico e possibilitar discussões que levem para futuras contribuições para a educação. Ainda é preciso ponderar que a sala de aula se torna hostil e segregadora quando excluímos o estudante do seu processo de ensino aprendizagem e quando não consideramos suas limitações e dificuldades. A Libras institucionalizada como disciplina obrigatória irá sem questão de dúvida resolver essa exclusão e direcionar para uma educação inclusiva. Por isso, que se faz mais que necessárias discussões que sejam pertinentes e que abalizem para uma Educação Inclusiva, igualitária e ao mesmo tempo de qualidade. Com isso, percebemos o quanto o ensino da Libras é essencial no processo de ensino aprendizagem dos alunos ouvintes no ensino regular. É crucial que o processo educacional das crianças ouvintes, surdas, cegas ou com qualquer patologia especial seja revisto para atender a todos sem exclusão, pois toda criança, com deficiência ou não, precisa de uma educação inclusiva e ao mesmo tempo formativa. A escola precisa possibilitar seus alunos ouvintes para o Bilinguismo de tal forma que seus alunos sejam capazes de fazer uso das duas línguas: a portuguesa e a Libras e nesse dinamismo favorecer uma troca de experiências riquíssimas entre ouvintes e surdos.