Considerando a crescente modificação social e comportamental dos gêneros e sua diversidade sexual, compreendemos que a escola tem um papel fundamental na desmistificação dessas diferenças, além de ser um importante instrumento na construção de valores e atitudes, que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as identidades de gênero. Realizamos esta pesquisa com o objetivo de refletir sobre o papel da mulher e do homem na sociedade, com finalidade de construir uma concepção de respeito entre os gêneros e também respeito da mulher em relação ao seu corpo através do discurso educacional, fazendo um resgate histórico a partir de uma abordagem epistêmica. De acordo com Morin (2003), o ser humano não consegue viver só de racionalidade. Ele carece do afetivo, do lúdico, do imaginário tal qual é capaz de objetividade e racionalidade. Tratou-se de um relato de experiência realizado com alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Solon de Lucena. Foram realizados três encontros semanais, nos quais as aulas aconteceram em salas de multimídias e ao final de cada aula realizávamos as avaliações que tinham um caráter dinâmico, por exemplo, jogo do “Complete a frase”, “Produção Textual” a partir de sorteio de subtemas do contexto e Interpretação teatral do livro “Feminino de menina e Masculino de menino de Márcia Leite”. Diante do relato histórico foi possível observar inúmeras diferenças entre os gêneros, no qual resultou numa evolução significativa na construção do conhecimento e na participação em sala de aula.