ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE COMPARTILHA OBSERVAÇÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE TRABALHO DOCENTE COLETIVO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. O RELATÓRIO FOI ESCRITO DA PERSPECTIVA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE SUPERVISIONA OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES IN LOCU.TRATAMOS A QUESTÃO A PARTIR DA NOÇÃO DE TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO, INCORPORANDO LEITURAS DE DEMERVAL SAVIANI SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. A AÇÃO PEDAGÓGICA SE DEU NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DIANTE DA PANDEMIA DE SARS-COV 2 (COVID-19), DURANTE ENSINO REMOTO, NOS APROPRIAMOS CRITICAMENTE DE UM JOGO DIGITAL PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS VELOCIDADE E ACELERAÇÃO. NO PROCESSO, TAMBÉM DISCUTIMOS UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE CINEMÁTICA E MOBILIDADE URBANA. MUITO EMBORA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA NÃO ALMEJEM CONCLUSÕES FINAIS, A PRÁTICA EVIDENCIOU A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOCENTE COLETIVO COMO PRINCÍPIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E ABRIU CAMINHOS PARA O APROFUNDAMENTO TEÓRICO SOBRE COMUNIDADES DE PRÁXIS DOCENTE. BEM COMO, EXPÔS CONTRADIÇÕES, REVELANDO A DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO COMO OBSTÁCULO PARA O DIREITO À APRENDIZAGEM.