O ARTIGO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR OS DESAFIOS E PROBLEMAS ENFRENTADOS NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA, EM PARTICULAR NO ENSINO DE FÍSICA, DESENVOLVIDO EM COLÉGIOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, POR LICENCIADOS EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO UFCAT, PARTICIPANTES DO RP (PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). ESTE ARTIGO TRAZ EM SEU DESENVOLVIMENTO DUAS SEÇÕES DE TRABALHO. A PRIMEIRA SEÇÃO APRESENTA OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, E AS POSSÍVEIS FORMAS DE POTENCIALIZAR O ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, VISANDO RESPEITAR TODOS OS CUIDADOS EXIGIDOS PELA OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE). NA SEGUNDA SEÇÃO APRESENTA PROPOSTAS POSSÍVEIS PARA QUE SEJA POSSÍVEL PROMOVER UM MELHOR E MAIS PRAZEROSO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RESPEITANDO OS LIMITES DETERMINADOS PELOS ÓRGÃOS DE SAÚDE, DESSA FORMA APRESENTA MEIOS E FERRAMENTAS POSSÍVEIS PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO PARA O ÂMBITO DA EDUCACIONAL. COM ISSO O TRABALHO APRESENTA MELHORES CAMINHOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM, DESSA FORMA O OBJETIVO É PREVENIR A DISPERSÃO E O DESINTERESSE DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DURANTE AS AULAS VIRTUAIS.