Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AFETIVIDADE NO CAMPO DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: EMOÇÃO, AFETIVIDADE, DESENVOLVIMENTO Pôster (PO) TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EDUCAÇÃO ESCOLAR
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de mostrar resultados parciais de uma pesquisa observatória realizada na Escola Municipal de Ed. Infantil e Ens. FundamentalNemésio Régis, localizada no Sítio Caiana dos Mares, município de Alagoa Grande-PB. O nosso objetivo consiste em relacionar a teoria de Henri Wallon com a prática do contexto escolar, como também reconhecer a importância das emoções e afetividade no desenvolvimento infantil. Tal pesquisa teve inicio em maio de 2014. Com o passar dos anos, observamos que a afetividade tem uma grande influência no campo de desenvolvimento da aprendizagem, visivelmente presente na relação “professor-aluno”. No decorrer da pesquisa, observamos o comportamento dos alunos no ambiente escolar, focando na contextualização de inter-relações e interações entre o sujeito e seu ambiente, no qual os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem e os conhecimentos próprios a cada cultura formam o contexto do desenvolvimento. Durante a observação constatamos que a teoria de wallon foi aplicável à prática, pois diante de perguntas feitas aos alunos e também diálogos, constatamos que eles responderam de acordo com os fundamentos da teoria. Ainda durante a observação, notamos pelo comportamento das crianças que houve a interação (individuo e ambiente) e junto a ela a presença da afetividade e das emoções, e esse conjunto refletindo de forma positiva no meio em que estão inseridos. Diante do exposto compreendemos que a afetividade em conjunto com as emoções são um ponto crucial para o desenvolvimento e desempenho escolar das crianças e baseada nesta perspectiva, estamos abordando neste trabalho uma pesquisa em andamento sobre a afetividade como requisito para o desenvolvimento da inteligência. A escola é um contexto privilegiado pelas manifestações das crianças, e as manifestações nascem com as crianças e tal contexto depende da conduta na qual a criança está inserida. É na infância que acontece a preparação para a vida adulta, fase que tem um sentido próprio. Já as emoções são um tipo especifico na dimensão da infância, e se insere nesse campo mais amplo que tem uma expressividade muito intensa. As emoções estão relacionadas a funções sociais, possibilitando a interação da criança através do meio social, das pessoas, numa interação e ligação com o outro. Como metodologia, utilizamos a pesquisa de campo e a observação, e os instrumentos foram coleta de dados, questionário e a entrevista com uma professora da escola.

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