Este estudo tem por objetivo refletir sobre o processo de formação humana do educador como elemento organizador do desenvolvimento integral do indivíduo e fundamental na prática docente na atualidade. Discorre sobre o projetivo formativo da modernidade e seu fracasso, buscando reestabelecer as bases formativas e humanizadoras da educação, sob a perspectiva da “desbarbarização”, da “formabilidade” e da “conversão do olhar” do educador para o indivíduo, a sociedade e a cultura, em sua prática docente. Analisa, parcialmente, a entrevista de 04 docentes do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco sobre que aspectos formativos e educacionais julgam relevante destacar no processo de humanização do educador. Por fim, ratifica a urgência de uma mudança de atitude, no campo educacional, diante dos desafios postos pela contemporaneidade, além de considerar o movimento contínuo de interpretações e ressignificações pelo qual passou, e vem passando, o processo formativo-educacional, considerando-o sempre na perspectiva do aqui e agora, o que nos leva a indagar sobre o sentido ou os sentidos da formação/educação no cenário das atuais sociedades complexas e pluralistas.