O presente estudo intitulado: Educação Militar: formação e capacitação dos policiais militares pretende discutir como se encontra atualmente, a situação do processo formativo dos policiais militares. O objetivo deste trabalho foi analisar e criticar o atual modelo educacional adotado pelas Academias Militares e Policiais Militares, apontando-se as falhas e consequentemente, o caminho a ser seguido, a luz do que preceitua renomados educadores, como: Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos, Jacques Delors, entre outros. Democratizar o ensino militar e, mais precisamente o ensino policial militar no Brasil, nas últimas décadas representa um desafio político, social, e principalmente, educacional. Ao longo de décadas, vem se discutindo o papel do policial militar e, o impacto de uma formação tradicionalista, bancária e linear no desempenho dos operadores de segurança pública brasileira. Entretanto, fazer uma referência sobre o processo de democratização do ensino policial militar é preciso, antecipadamente, compreender as diferentes propostas político-educacionais que envolvem a garantia de uma educação transdisciplinar, baseada na reflexão e na criticidade dos conteúdos. Mesmo sendo um estudo com base empírica, amparado no método hipotético-dedutivo, buscou-se através de uma análise bibliográfica e documental de caráter exploratória, manter-se um constante diálogo com a literatura educacional e das ciências sociais. Assim, as conclusões, sabidamente provisórias, a que se chegou são extensivas aos cursos militares e policiais militares. Proporcionando uma leitura crítica, com vistas a se repensar o atual modelo formativo e de especialização, em busca de uma educação transdisciplinar, crítica e reflexiva.