A cidade de Tabatinga-AM está localizada em pleno Bioma Amazônia. Apesar disso, durante nosso período de estágio curricular supervisionado, verificamos que a natureza que nos cerca está muito longe das aulas de Ciências e Biologia em nossa cidade. Por isso, neste trabalho, procuramos desenvolver uma metodologia de ensino-aprendizagem sobre o Reino Fungi, utilizando o conhecimento prévio dos estudantes a partir de seu contexto local, em busca de uma aprendizagem significativa. A metodologia aplicada foi a pesquisa-participante através do desenvolvimento de uma sequência didática envolvendo as modalidades didáticas: excursão, aula de campo e apresentação de seminários. Os resultados indicam que metodologia de ensino-aprendizagem desenvolvida a partir de elementos da natureza amazônica e do protagonismos dos alunos na construção do próprio conhecimento é uma forma inovadora e exitosa de proceder no planejamento de uma aula que vise alcançar a aprendizagem significativa sobre esse tema ou qualquer outro. Consideramos ainda que unir a pesquisa à ação faz-se necessário para desenvolver o conhecimento e a reflexão constante sobre a experiência de aprendizagem, tornando a teoria como parte indissociável da prática, levando à mudança de percepção ou de comportamento num movimento recursivo.