LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS DISSEMINADAS NO CONAPESC SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86968 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS DISSEMINADAS NO CONAPESC SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "O presente trabalho é recorte de levantamento de uma pesquisa maior na qual dados estão sendo sistematizados e analisados sobre estudos feitos com o Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores de química. Diante disso, objetivamos analisar as contribuições das pesquisas disseminadas no CONAPESC sobre o PRP a partir dos descritores relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Portanto, trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área de conhecimento. Diante do exposto, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi realizado nos anais do evento desde a sua primeira edição, em 2016, até sua última edição realizada em 2021 usando os descritores. A escolha do evento como base de dados deu-se pela sua relevância dentro da área de ensino de ciências. Foram encontrados poucos estudos a partir dos descritores relacionados ao estudo. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas ao objeto de pesquisa, PRP, com foco na formação de professores de química e sua relação com a tríade relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Logo, esse artigo embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica e para a área de ensino de ciências. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre o PRP e implicações na formação de professores para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID293_TB342_18092022213555.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "MANUEL BANDEIRA" "autor_email" => "manuel.bandeira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86968 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "LEVANTAMENTO DAS PESQUISAS DISSEMINADAS NO CONAPESC SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO" "resumo" => "O presente trabalho é recorte de levantamento de uma pesquisa maior na qual dados estão sendo sistematizados e analisados sobre estudos feitos com o Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores de química. Diante disso, objetivamos analisar as contribuições das pesquisas disseminadas no CONAPESC sobre o PRP a partir dos descritores relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Portanto, trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área de conhecimento. Diante do exposto, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi realizado nos anais do evento desde a sua primeira edição, em 2016, até sua última edição realizada em 2021 usando os descritores. A escolha do evento como base de dados deu-se pela sua relevância dentro da área de ensino de ciências. Foram encontrados poucos estudos a partir dos descritores relacionados ao estudo. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas ao objeto de pesquisa, PRP, com foco na formação de professores de química e sua relação com a tríade relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Logo, esse artigo embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica e para a área de ensino de ciências. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre o PRP e implicações na formação de professores para o ensino de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID293_TB342_18092022213555.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO" "autor_nome_curto" => "MANUEL BANDEIRA" "autor_email" => "manuel.bandeira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }