O presente trabalho é recorte de levantamento de uma pesquisa maior na qual dados estão sendo sistematizados e analisados sobre estudos feitos com o Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação de professores de química. Diante disso, objetivamos analisar as contribuições das pesquisas disseminadas no CONAPESC sobre o PRP a partir dos descritores relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Portanto, trata-se de um estudo do tipo Estado da Questão (EQ) que busca evidenciar as contribuições de um determinado objeto de estudo para uma área de conhecimento. Diante do exposto, o EQ caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Nesse viés, o levantamento foi realizado nos anais do evento desde a sua primeira edição, em 2016, até sua última edição realizada em 2021 usando os descritores. A escolha do evento como base de dados deu-se pela sua relevância dentro da área de ensino de ciências. Foram encontrados poucos estudos a partir dos descritores relacionados ao estudo. Isso mostra que existem poucas pesquisas relacionadas ao objeto de pesquisa, PRP, com foco na formação de professores de química e sua relação com a tríade relação teoria-prática, profissionalidade docente, relação universidade-escola. Logo, esse artigo embasa a relevância deste levantamento para a comunidade acadêmica e para a área de ensino de ciências. Além disso, demonstra a importância de realizar novas pesquisas para fortalecer a discussão sobre o PRP e implicações na formação de professores para o ensino de Química.