USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87104 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB671_20082022121627.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES" "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87104 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 671 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB671_20082022121627.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES" "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }