Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87104
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 969
    "titulo" => "USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB671_20082022121627.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES"
    "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87104
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 671
    "inscrito_id" => 969
    "titulo" => "USO DO CADERNO DE DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID969_TB671_20082022121627.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MARQUES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS MARQUES"
    "autor_email" => "lucasoliveiramarques2020@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.