Um dos maiores desafios encontrados pelos professores de Biologia é abordar conteúdos de forma contextualizada para que os conceitos científicos sejam mais facilmente compreendidos. O objetivo do trabalho é relatar uma experiência vivenciada com a produção de modelos didáticos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, por alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, uma unidade da Universidade Estadual do Ceará – UECE. A construção dos modelos didáticos se deu no laboratório da escola parceira do programa pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) com o auxílio da professora supervisora. Para a construção dos modelos foram utilizados os seguintes materiais: papel machê, cola branca, bolas de isopor de tamanho grande e média, tintas para tecido, biscuit, arame liso, fôrma de ovo de páscoa, resina e catalizador. Como base para a construção dos modelos didáticos foram utilizadas fotos das respectivas estruturas disponíveis no Google imagens, representando os gametas reprodutivos da espécie humana, óvulo e espermatozoide. A construção dos modelos didáticos se deu de forma exitosa, ficando bem próximas das estruturas esperadas, podendo assim, serem utilizadas como instrumento facilitador do ensino-aprendizado. Concluímos que a visualização de estruturas em 3D possibilita uma aprendizagem diferenciada, dinâmica e efetiva nos diversos níveis de ensino.