Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

GRUPO DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA O ENEM- GEPE: DOS RETALHOS A CONSTRUÇÃO DE UMA COLCHA.

Palavra-chaves: GEPE, EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, EDUCAÇÃO POPULAR Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8826
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 4464
    "titulo" => "GRUPO DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA O ENEM- GEPE: DOS RETALHOS A CONSTRUÇÃO DE UMA COLCHA."
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma experiência vivenciada no período de 2012 e 2013 no Programa de Extensão Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) no município de Amargosa/BA. O Grupo de Estudos Preparatório para o ENEM- GEPE é uma das atividades do referido Programa. Trabalha com educação de jovens, adultos e idosos na perspectiva da Educação Popular. Diferentemente do cursinho pré-vestibular o GEPE é um grupo de estudos que partiu do interesse dos próprios estudantes do Tecelendo de ingressarem em Universidades Públicas através do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele tem como principais objetivos trabalhar em uma perspectiva metodológica diferenciada relacionando as diversas áreas do conhecimento e valorizar os saberes diversos e o aprendizado conjunto.  A centralidade metodológica deste trabalho é ação- reflexão- ação. Tendo como base os princípios do movimento e do diálogo. O referencial teórico perpassa os estudos de Paulo Freire (1996 e 2014), João Francisco de Souza (2007) e Morin (2007). Portanto, esse movimento assume a reflexão da prática docente para qualificar o processo de ensino e aprendizagem superando a dimensão individualista dos processos educativos e assumindo o conhecimento em sua dimensão coletiva. E como resultado deste trabalho podemos destacar o ingresso de quinze (15) alunos em Universidades Federais, três (03) em Universidades Privadas e oito (08) em Cursos Técnicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "GEPE, EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, EDUCAÇÃO POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_21_59_06_idinscrito_4464_6facd62ca6d462ca26c3ab642210b3a0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS COSTA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS COSTA"
    "autor_email" => "thais_costa15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8826
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 4464
    "titulo" => "GRUPO DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA O ENEM- GEPE: DOS RETALHOS A CONSTRUÇÃO DE UMA COLCHA."
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma experiência vivenciada no período de 2012 e 2013 no Programa de Extensão Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) no município de Amargosa/BA. O Grupo de Estudos Preparatório para o ENEM- GEPE é uma das atividades do referido Programa. Trabalha com educação de jovens, adultos e idosos na perspectiva da Educação Popular. Diferentemente do cursinho pré-vestibular o GEPE é um grupo de estudos que partiu do interesse dos próprios estudantes do Tecelendo de ingressarem em Universidades Públicas através do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele tem como principais objetivos trabalhar em uma perspectiva metodológica diferenciada relacionando as diversas áreas do conhecimento e valorizar os saberes diversos e o aprendizado conjunto.  A centralidade metodológica deste trabalho é ação- reflexão- ação. Tendo como base os princípios do movimento e do diálogo. O referencial teórico perpassa os estudos de Paulo Freire (1996 e 2014), João Francisco de Souza (2007) e Morin (2007). Portanto, esse movimento assume a reflexão da prática docente para qualificar o processo de ensino e aprendizagem superando a dimensão individualista dos processos educativos e assumindo o conhecimento em sua dimensão coletiva. E como resultado deste trabalho podemos destacar o ingresso de quinze (15) alunos em Universidades Federais, três (03) em Universidades Privadas e oito (08) em Cursos Técnicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "GEPE, EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, EDUCAÇÃO POPULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_21_59_06_idinscrito_4464_6facd62ca6d462ca26c3ab642210b3a0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS COSTA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS COSTA"
    "autor_email" => "thais_costa15@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma experiência vivenciada no período de 2012 e 2013 no Programa de Extensão Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) no município de Amargosa/BA. O Grupo de Estudos Preparatório para o ENEM- GEPE é uma das atividades do referido Programa. Trabalha com educação de jovens, adultos e idosos na perspectiva da Educação Popular. Diferentemente do cursinho pré-vestibular o GEPE é um grupo de estudos que partiu do interesse dos próprios estudantes do Tecelendo de ingressarem em Universidades Públicas através do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele tem como principais objetivos trabalhar em uma perspectiva metodológica diferenciada relacionando as diversas áreas do conhecimento e valorizar os saberes diversos e o aprendizado conjunto. A centralidade metodológica deste trabalho é ação- reflexão- ação. Tendo como base os princípios do movimento e do diálogo. O referencial teórico perpassa os estudos de Paulo Freire (1996 e 2014), João Francisco de Souza (2007) e Morin (2007). Portanto, esse movimento assume a reflexão da prática docente para qualificar o processo de ensino e aprendizagem superando a dimensão individualista dos processos educativos e assumindo o conhecimento em sua dimensão coletiva. E como resultado deste trabalho podemos destacar o ingresso de quinze (15) alunos em Universidades Federais, três (03) em Universidades Privadas e oito (08) em Cursos Técnicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.