Esta investigação tem por objetivo aproximar escola e família, sensibilizar aqueles que cuidam, bem como conscientizar sobre as políticas de educação inclusiva e acolher de acordo com as demandas. Como meta, tenta fortalecer os estudantes, considerando o potencial de afeto, socialização, interação e cognição através de seus “cuidadores”. Nesse contexto, espera-se a participação de todos os envolvidos no cotidiano da escola, assim como o fortalecimento das políticas inclusivas. Trata-se de um modelo interventivo pedagógico, constituído a partir de reuniões em grupo, previamente planejadas, em dois momentos: dinâmica de grupo e interação social, através de expressão verbal. Os resultados demonstraram adesão dos familiares, que participaram dos encontros sistematicamente e, como conseqüência, os alunos sinalizaram participação mais ativa nas atividades do contexto escolar. Percebe-se que a família demanda necessidade de atenção e orientação, revelando questionamentos acerca de ação, no contexto escolar, que nem sempre desenvolve abertura para escuta e compreensão daqueles que também necessitam ser fortalecidos em meio à solidão individual, coletiva e institucional. Assim, aqueles que cuidam (os familiares) colocaram-se em movimento, assumindo parceria no processo de inclusão e sensibilização do sistema educacional, opinando e protagonizando a história vivida.