Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: O QUE A PRÁTICA SINALIZA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86774
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 677
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: O QUE A PRÁTICA SINALIZA."
    "resumo" => "O ensino de Ciências e Biologia apresenta especificidades, requerendo do docente utilizar metodologias e estratégias que auxiliem aos discentes a assimilarem assuntos e termos próprios dessas disciplinas que estudam os mais diversos fenômenos científicos e biológicos. Ensinar Biologia Celular, especificamente no ensino remoto, foi desafiador, visto que a abordagem sobre organismos e estruturas microscópicas ficou mais abstrata. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de promover momentos dinâmicos, utilizando métodos e recursos que compensassem as atividades que seriam desenvolvidas presencialmente, como práticas laboratoriais, por exemplo. A experiência organizada neste trabalho reúne resultados obtidos por meio da elaboração e validação de materiais pedagógicos para o ensino da disciplina, a citar: cartilhas educativas, quizzes, folders informativos, jogos on-line e slides interativos. Como produto dessa pesquisa, estão organizados os resultados da confecção e apresentação de um folder informativo sobre Núcleo Celular em socialização com as demais propostas desenvolvidas (sobre outros conteúdos) na disciplina de Biologia Celular, no semestre 2021.1 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para isso, buscou-se saber a percepção dos discentes sobre as atividades por meio de perguntas direcionadas oralmente a eles. Os dados foram coletados do chat e das interações audiovisuais no/do Google Meet. Esse momento proporcionou aos licenciandos o uso de novos meios para a sistematização, trocas de saberes e conhecimentos, bem como a oportunidade de aprender com eles. A preocupação sobre como cada equipe tornaria seu material acessível e didático foram fatores significantes na produção, tornando o conteúdo mais didático e compreensível. A culminância suscitou feedbacks positivos sobre a utilização de metodologias, estratégias e recursos tecnológicos, possibilitando, inclusive, considerar que essas ferramentas auxiliam os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo na formação do futuro professor de Ciências e/ou Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID677_TB249_18092022232116.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLICARPO BARBOSA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLICARPO"
    "autor_email" => "policarpo.vieira@aluno.ue"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86774
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 249
    "inscrito_id" => 677
    "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: O QUE A PRÁTICA SINALIZA."
    "resumo" => "O ensino de Ciências e Biologia apresenta especificidades, requerendo do docente utilizar metodologias e estratégias que auxiliem aos discentes a assimilarem assuntos e termos próprios dessas disciplinas que estudam os mais diversos fenômenos científicos e biológicos. Ensinar Biologia Celular, especificamente no ensino remoto, foi desafiador, visto que a abordagem sobre organismos e estruturas microscópicas ficou mais abstrata. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de promover momentos dinâmicos, utilizando métodos e recursos que compensassem as atividades que seriam desenvolvidas presencialmente, como práticas laboratoriais, por exemplo. A experiência organizada neste trabalho reúne resultados obtidos por meio da elaboração e validação de materiais pedagógicos para o ensino da disciplina, a citar: cartilhas educativas, quizzes, folders informativos, jogos on-line e slides interativos. Como produto dessa pesquisa, estão organizados os resultados da confecção e apresentação de um folder informativo sobre Núcleo Celular em socialização com as demais propostas desenvolvidas (sobre outros conteúdos) na disciplina de Biologia Celular, no semestre 2021.1 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para isso, buscou-se saber a percepção dos discentes sobre as atividades por meio de perguntas direcionadas oralmente a eles. Os dados foram coletados do chat e das interações audiovisuais no/do Google Meet. Esse momento proporcionou aos licenciandos o uso de novos meios para a sistematização, trocas de saberes e conhecimentos, bem como a oportunidade de aprender com eles. A preocupação sobre como cada equipe tornaria seu material acessível e didático foram fatores significantes na produção, tornando o conteúdo mais didático e compreensível. A culminância suscitou feedbacks positivos sobre a utilização de metodologias, estratégias e recursos tecnológicos, possibilitando, inclusive, considerar que essas ferramentas auxiliam os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo na formação do futuro professor de Ciências e/ou Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID677_TB249_18092022232116.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLICARPO BARBOSA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "POLICARPO"
    "autor_email" => "policarpo.vieira@aluno.ue"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O ensino de Ciências e Biologia apresenta especificidades, requerendo do docente utilizar metodologias e estratégias que auxiliem aos discentes a assimilarem assuntos e termos próprios dessas disciplinas que estudam os mais diversos fenômenos científicos e biológicos. Ensinar Biologia Celular, especificamente no ensino remoto, foi desafiador, visto que a abordagem sobre organismos e estruturas microscópicas ficou mais abstrata. Dessa forma, percebeu-se a necessidade de promover momentos dinâmicos, utilizando métodos e recursos que compensassem as atividades que seriam desenvolvidas presencialmente, como práticas laboratoriais, por exemplo. A experiência organizada neste trabalho reúne resultados obtidos por meio da elaboração e validação de materiais pedagógicos para o ensino da disciplina, a citar: cartilhas educativas, quizzes, folders informativos, jogos on-line e slides interativos. Como produto dessa pesquisa, estão organizados os resultados da confecção e apresentação de um folder informativo sobre Núcleo Celular em socialização com as demais propostas desenvolvidas (sobre outros conteúdos) na disciplina de Biologia Celular, no semestre 2021.1 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para isso, buscou-se saber a percepção dos discentes sobre as atividades por meio de perguntas direcionadas oralmente a eles. Os dados foram coletados do chat e das interações audiovisuais no/do Google Meet. Esse momento proporcionou aos licenciandos o uso de novos meios para a sistematização, trocas de saberes e conhecimentos, bem como a oportunidade de aprender com eles. A preocupação sobre como cada equipe tornaria seu material acessível e didático foram fatores significantes na produção, tornando o conteúdo mais didático e compreensível. A culminância suscitou feedbacks positivos sobre a utilização de metodologias, estratégias e recursos tecnológicos, possibilitando, inclusive, considerar que essas ferramentas auxiliam os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo na formação do futuro professor de Ciências e/ou Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.