A quarta revolução industrial tem conduzido a um novo olhar, no que tange ao desenvolvimento humano e profissional, diante dos constantes avanços tecnológicos, dentre eles a inteligência artificial, a integração de processos, a internet das coisas (IoT), computação em nuvem, Realidade Aumentada (RA), entre outros, integram o conjunto de artefatos disponíveis no universo da cibercultura. Neste contexto, nossa pesquisa teve como objetivo refletir sobre como o uso da RA pode contribuir para o ensino de conceitos teóricos/práticos de eletropneumática, no âmbito da Automação Industrial, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Para tanto, elaboramos como aporte teórico as características, aplicações, aspectos históricos e conceituais da RA e Eletropneumática. Na busca de alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática para o ensino de eletropneumática, com uso da RA, construída com auxílio do Artivive. A pesquisa de campo foi realizada com dezenove alunos do terceiro período, do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, na Faculdade SENAI – PB, lócus da pesquisa. Analisamos os registros dos alunos, a partir de questionário, vídeos e fotos das atividades realizadas, além da observação participante. Nossos achados apontam que o uso da RA nos processos de ensino, a partir da singularidade dos sujeitos, e aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a aproximar a relação teoria/prática no processo de formação do Tecnólogo, aspecto fundamental para um sólido desenvolvimento humano e profissional.