O pensamento de Vasili Davídov faz parte do marco teórico da Didática Desenvolvimental inserida na Psicologia Pedagógica Soviética, a qual, dentre outras contribuições discute o processo de formação das funções psicológicas dos sujeitos, o desenvolvimento das habilidades do pensamento teórico ligadas à formação de conceitos, e a configuração da orientação como objeto da aprendizagem. Este estudo apresenta as discussões realizadas em uma experiência formativa com professores de Ciências e estudantes de Pedagogia no período da Pandemia de Covid-19 acerca da inserção do pensamento teórico como proposição didática para se ensinar ciências, do ponto de vista metodológico descreve o planejamento didático das atividades, o diagnóstico realizado com os professores e as discussões à luz dos textos acerca do conceito de Generalização presentes nas obras de V. Davídov. A experiência contou com encontros remotos, discussão de textos de referência da psicologia soviética, discussões colaborativas e aplicação de tarefas onde se propiciou a discussão de conceitos científicos relativos aos conteúdos de ciências presentes na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, onde se traz como resultado, as observações e interpretações dos docentes sobre a influência dessa teoria em sua formação e as possibilidades de ensino oriundas da Didática Desenvolvimental como pressupostos acessíveis à formação de conceitos científicos em aulas de ciências.