Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DA ELETIVA DE CLUBE DE CIÊNCIAS

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Não é de hoje que o ensino de Ciências tem como perspectiva o rompimento das barreiras conteudistas que distancia as questões reais do entorno da escola. De acordo com Freire (1987) a leitura do mundo acontece anteriormente a leitura da palavra, assim dialogar com os saberes científicos é antes de tudo um direito de promover a cidadania. Vieira (2021) sinaliza sobre a importância na promoção da alfabetização científica como resultado da articulação de temas que articulem ciências, tecnologia, sociedade (CTS). Segundo Auler e Bazzo (2001), a partir de um certo momento, os conhecimentos científicos e tecnológicos em detrimento das mãos de um determinado grupo passou a se instrumento de tomada de decisões para toda a sociedade, daí então, o movimento CTS ser uma das vias para superar o modelo social tecnocrático. O caminho apontado pelo autor converge para o desenvolvimento do pensamento crítico de quem ensina e de quem aprende. Sustentando as ideias de um ensino de Ciências mobilizador de saberes, foram analisadas as propostas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Eletiva de Clube de Ciências aplicada aos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Tempo Integral Marcelino Champagnat, localizada em Fortaleza-CE, no primeiro semestre de 2022. Tem-se como resultado a análise de atividades que superam o ensino de conceitos, assim atraem os estudantes para buscarem entender sua manifestação no entorno social; a elaboração de sequências didáticas que conduzem ao trabalho de observação, elaboração de hipóteses, estudos teóricos, observação de modelos, realização de atividades práticas e apresentação de resultados baseados em investigação científica e por fim, a motivação dos estudantes em participar de movimentos relacionados a amostras científicas no espaço escolar, tornando-se protagonistas de sua aprendizagem.

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