MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86988 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1209 "titulo" => "MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Mindfulness é a atenção plena no momento presente, com propósito e sem julgamentos. As práticas de Mindfulness possibilitam mudanças emocionais e cognitivas positivas, reduzindo assim o estresse e promovendo a saúde e o bem-estar. Estudantes de pós-graduação estão sujeitos a níveis de estresse aumentados, devido as grandes demandas e expectativas impostas nos cursos, prejudicando assim seu bem-estar e desempenho. Nesse contexto as práticas de Mindfulness poderiam ter um efeito benéfico para estes estudantes. Com a finalidade de obter informações atualizadas sobre o assunto e suas lacunas como caráter exploratório de futuras pesquisas, traçamos este estudo qualitativo desenvolvido por meio do método de Revisão Integrativa. Este método possibilita a síntese de informações sobre determinado assunto e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Para tanto foram identificadas publicações de 2012 a 2022, nas bases de dados indexadas como ERIC, LILACS, PubMed e ScieELO, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os descritores utilizados foram: Mindfulness e estudantes de pós-graduação. A questão de investigação foi: Qual o cenário de Mindfulness na pós-graduação? Como resultado foram identificadas 188 publicações sobre Mindfulness, entretanto apenas 12 foram exploradas neste estudo, porque as demais não estavam relacionadas ao ensino de pós-graduação. A maioria dos estudos encontrados demonstram que diferentes práticas de mindfulness podem ser eficazes para redução do estresse, melhoria da autoconsciência e bem-estar de estudantes de pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1209_TB472_21082022194501.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA PENHA MARTINS VIDO" "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA" "autor_email" => "maria.penhavido@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86988 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 472 "inscrito_id" => 1209 "titulo" => "MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "Mindfulness é a atenção plena no momento presente, com propósito e sem julgamentos. As práticas de Mindfulness possibilitam mudanças emocionais e cognitivas positivas, reduzindo assim o estresse e promovendo a saúde e o bem-estar. Estudantes de pós-graduação estão sujeitos a níveis de estresse aumentados, devido as grandes demandas e expectativas impostas nos cursos, prejudicando assim seu bem-estar e desempenho. Nesse contexto as práticas de Mindfulness poderiam ter um efeito benéfico para estes estudantes. Com a finalidade de obter informações atualizadas sobre o assunto e suas lacunas como caráter exploratório de futuras pesquisas, traçamos este estudo qualitativo desenvolvido por meio do método de Revisão Integrativa. Este método possibilita a síntese de informações sobre determinado assunto e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Para tanto foram identificadas publicações de 2012 a 2022, nas bases de dados indexadas como ERIC, LILACS, PubMed e ScieELO, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os descritores utilizados foram: Mindfulness e estudantes de pós-graduação. A questão de investigação foi: Qual o cenário de Mindfulness na pós-graduação? Como resultado foram identificadas 188 publicações sobre Mindfulness, entretanto apenas 12 foram exploradas neste estudo, porque as demais não estavam relacionadas ao ensino de pós-graduação. A maioria dos estudos encontrados demonstram que diferentes práticas de mindfulness podem ser eficazes para redução do estresse, melhoria da autoconsciência e bem-estar de estudantes de pós-graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1209_TB472_21082022194501.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA PENHA MARTINS VIDO" "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA" "autor_email" => "maria.penhavido@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }