Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86988
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 1209
    "titulo" => "MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Mindfulness é a atenção plena no momento presente, com propósito e sem julgamentos. As práticas de Mindfulness possibilitam mudanças emocionais e cognitivas positivas, reduzindo assim o estresse e promovendo a saúde e o bem-estar. Estudantes de pós-graduação estão sujeitos a níveis de estresse aumentados, devido as grandes demandas e expectativas impostas nos cursos, prejudicando assim seu bem-estar e desempenho. Nesse contexto as práticas de Mindfulness poderiam ter um efeito benéfico para estes estudantes. Com a finalidade de obter informações atualizadas sobre o assunto e suas lacunas como caráter exploratório de futuras pesquisas, traçamos este estudo qualitativo desenvolvido por meio do método de Revisão Integrativa. Este método possibilita a síntese de informações sobre determinado assunto e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Para tanto foram identificadas publicações de 2012 a 2022, nas bases de dados indexadas como ERIC, LILACS, PubMed e ScieELO, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os descritores utilizados foram: Mindfulness e estudantes de pós-graduação. A questão de investigação foi: Qual o cenário de Mindfulness na pós-graduação? Como resultado foram identificadas 188 publicações sobre Mindfulness, entretanto apenas 12 foram exploradas neste estudo, porque as demais não estavam relacionadas ao ensino de pós-graduação. A maioria dos estudos encontrados demonstram que diferentes práticas de mindfulness podem ser eficazes para redução do estresse, melhoria da autoconsciência e bem-estar de estudantes de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1209_TB472_21082022194501.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA PENHA MARTINS VIDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA"
    "autor_email" => "maria.penhavido@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86988
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 1209
    "titulo" => "MINDFULNESS NO ENSINO DE PÓS GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "Mindfulness é a atenção plena no momento presente, com propósito e sem julgamentos. As práticas de Mindfulness possibilitam mudanças emocionais e cognitivas positivas, reduzindo assim o estresse e promovendo a saúde e o bem-estar. Estudantes de pós-graduação estão sujeitos a níveis de estresse aumentados, devido as grandes demandas e expectativas impostas nos cursos, prejudicando assim seu bem-estar e desempenho. Nesse contexto as práticas de Mindfulness poderiam ter um efeito benéfico para estes estudantes. Com a finalidade de obter informações atualizadas sobre o assunto e suas lacunas como caráter exploratório de futuras pesquisas, traçamos este estudo qualitativo desenvolvido por meio do método de Revisão Integrativa. Este método possibilita a síntese de informações sobre determinado assunto e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Para tanto foram identificadas publicações de 2012 a 2022, nas bases de dados indexadas como ERIC, LILACS, PubMed e ScieELO, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os descritores utilizados foram: Mindfulness e estudantes de pós-graduação. A questão de investigação foi: Qual o cenário de Mindfulness na pós-graduação? Como resultado foram identificadas 188 publicações sobre Mindfulness, entretanto apenas 12 foram exploradas neste estudo, porque as demais não estavam relacionadas ao ensino de pós-graduação. A maioria dos estudos encontrados demonstram que diferentes práticas de mindfulness podem ser eficazes para redução do estresse, melhoria da autoconsciência e bem-estar de estudantes de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1209_TB472_21082022194501.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA PENHA MARTINS VIDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DA PENHA"
    "autor_email" => "maria.penhavido@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Mindfulness é a atenção plena no momento presente, com propósito e sem julgamentos. As práticas de Mindfulness possibilitam mudanças emocionais e cognitivas positivas, reduzindo assim o estresse e promovendo a saúde e o bem-estar. Estudantes de pós-graduação estão sujeitos a níveis de estresse aumentados, devido as grandes demandas e expectativas impostas nos cursos, prejudicando assim seu bem-estar e desempenho. Nesse contexto as práticas de Mindfulness poderiam ter um efeito benéfico para estes estudantes. Com a finalidade de obter informações atualizadas sobre o assunto e suas lacunas como caráter exploratório de futuras pesquisas, traçamos este estudo qualitativo desenvolvido por meio do método de Revisão Integrativa. Este método possibilita a síntese de informações sobre determinado assunto e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Para tanto foram identificadas publicações de 2012 a 2022, nas bases de dados indexadas como ERIC, LILACS, PubMed e ScieELO, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Os descritores utilizados foram: Mindfulness e estudantes de pós-graduação. A questão de investigação foi: Qual o cenário de Mindfulness na pós-graduação? Como resultado foram identificadas 188 publicações sobre Mindfulness, entretanto apenas 12 foram exploradas neste estudo, porque as demais não estavam relacionadas ao ensino de pós-graduação. A maioria dos estudos encontrados demonstram que diferentes práticas de mindfulness podem ser eficazes para redução do estresse, melhoria da autoconsciência e bem-estar de estudantes de pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.