Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CALOR AO LONGO DA HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87263
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CALOR AO LONGO DA HISTÓRIA"
    "resumo" => "O ensino de física ainda está pautado na memorização e repetição de exercícios de cunho matemático, precisando urgentemente que outras metodologias sejam inseridas no processo de ensino e aprendizagem, que visem sua modernização para assim ficar condizente com as novas realidades impostas e legislações educacionais vigentes. Nesse sentido, este trabalho traz a proposta de um material didático, em formato de um texto narrativo, baseado na abordagem História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFSC. O presente material didático traz uma discussão acerca da evolução conceitual do calor ao longo da história, o qual discutirá as concepções dos gregos antigos sobre o calor, passando pela invenção da máquina térmica de Heron de Alexandria, no início da nova era. Como também, discute a ascensão e os desdobramentos na comunidade científica pós-renascentista das teorias do flogístico, do calórico e a consolidação do calor como uma forma de movimento, no século XVIII e início do século XIX, período de grandes transformações na sociedade europeia com os desdobramentos das Revoluções industrial e Francesa. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada consultando materiais originais produzidos pelos cientistas envolvidos na construção de tais ideias e produções de outros autores publicadas em revistas científicas da área da História da Ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID18_TB742_23062022102902.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigues"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.nascimento"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87263
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CALOR AO LONGO DA HISTÓRIA"
    "resumo" => "O ensino de física ainda está pautado na memorização e repetição de exercícios de cunho matemático, precisando urgentemente que outras metodologias sejam inseridas no processo de ensino e aprendizagem, que visem sua modernização para assim ficar condizente com as novas realidades impostas e legislações educacionais vigentes. Nesse sentido, este trabalho traz a proposta de um material didático, em formato de um texto narrativo, baseado na abordagem História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFSC. O presente material didático traz uma discussão acerca da evolução conceitual do calor ao longo da história, o qual discutirá as concepções dos gregos antigos sobre o calor, passando pela invenção da máquina térmica de Heron de Alexandria, no início da nova era. Como também, discute a ascensão e os desdobramentos na comunidade científica pós-renascentista das teorias do flogístico, do calórico e a consolidação do calor como uma forma de movimento, no século XVIII e início do século XIX, período de grandes transformações na sociedade europeia com os desdobramentos das Revoluções industrial e Francesa. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada consultando materiais originais produzidos pelos cientistas envolvidos na construção de tais ideias e produções de outros autores publicadas em revistas científicas da área da História da Ciência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID18_TB742_23062022102902.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigues"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.nascimento"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O ensino de física ainda está pautado na memorização e repetição de exercícios de cunho matemático, precisando urgentemente que outras metodologias sejam inseridas no processo de ensino e aprendizagem, que visem sua modernização para assim ficar condizente com as novas realidades impostas e legislações educacionais vigentes. Nesse sentido, este trabalho traz a proposta de um material didático, em formato de um texto narrativo, baseado na abordagem História, Filosofia e Sociologia da Ciência – HFSC. O presente material didático traz uma discussão acerca da evolução conceitual do calor ao longo da história, o qual discutirá as concepções dos gregos antigos sobre o calor, passando pela invenção da máquina térmica de Heron de Alexandria, no início da nova era. Como também, discute a ascensão e os desdobramentos na comunidade científica pós-renascentista das teorias do flogístico, do calórico e a consolidação do calor como uma forma de movimento, no século XVIII e início do século XIX, período de grandes transformações na sociedade europeia com os desdobramentos das Revoluções industrial e Francesa. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada consultando materiais originais produzidos pelos cientistas envolvidos na construção de tais ideias e produções de outros autores publicadas em revistas científicas da área da História da Ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.