A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86758 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 1511 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS" "resumo" => "O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1511_TB710_22082022191724.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIELZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SONIELZA" "autor_email" => "ss@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86758 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 1511 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL OFERTADA PELO CURSO DA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DO IFPE/PESQUEIRA: SOB O OLHAR DOS EGRESSOS" "resumo" => "O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1511_TB710_22082022191724.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIELZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SONIELZA" "autor_email" => "ss@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }