Durante o ano de 2020, a população mundial ficou espantada com a aparição da Covid-19, obrigando boa parte do mundo a ficar em suas casas, praticando o isolamento social, pois essa nova ação seria uma forma de sobreviver durante a pandemia. As áreas que foram afetadas pelo distanciamento social tiveram vários efeitos colaterais inclusive a educação. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância da utilização de ferramentas digitais, como os aplicativos WhatsApp, Google Meet e Google Class utilizados no ensino durante a pandemia. As atividades observadas aconteceram através de ferramentas digitais que proporcionava aos alunos novas possibilidades de entendimento, interação, jogos e pesquisa durante as aulas remotas, tornando o estudante um agente ativo no seu processo de aprendizado. Pode se afirmar, que a experiência em utilizar tecnologias para se aproximar do acadêmico foi uma ótima forma de propagar metodologias ativas no ensino remoto. Nesse sentido é importante entender que a utilização de tecnologias digitais se tornou aliada ao processo de aprendizagem dos envolvidos, possibilitando ao educando se tornar protagonista de modo ativo durante o ensino remoto através do uso adequado dessas ferramentas digitais.