A acessibilidade é um direito garantido constitucionalmente, porém, a efetivação do direito de usufruir de espaços públicos e privados de forma livre e autônoma somente é possível se esses espaços são projetados para serem acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas características físicas. No Brasil existem leis e normas técnicas que regem as estruturas arquitetônicas e promovem a acessibilidade e a interação de Pessoas com Deficiência e Pessoas com Mobilidade Reduzida a esses espaços. Diante disso, surgiu um questionamento acerca da abordagem da temática de acessibilidade em cursos que formam profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Tomou-se como objeto de pesquisa o ementário dos Cursos Técnicos em Edificações Integrado e Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba, e observou-se que a referida temática é pouco presente nesses cursos, justificando a importância de incorporá-la em projetos ou atividades complementares. Diante desses resultados, este trabalho objetiva apresentar uma proposta de intervenção com enfoque na temática de acessibilidade arquitetônica direcionada às disciplinas de Desenho e/ou Projeto Arquitetônico e tem por objetivo promover uma discussão sobre os conceitos relacionados à acessibilidade e o contato com as leis e as normas técnicas existentes. Metodologicamente, a proposta sugerida consiste em avaliar a acessibilidade de uma praça pública municipal, seguida de um projeto de reforma a ser elaborado pelos alunos para propor as adaptações necessárias com base nas normas técnicas estudadas. Para isso, são sugeridas cinco ações para a concretização da intervenção, com estimativa de 14 horas/aulas de duração. Espera-se que a implementação dessa atividade possa contribuir para a formação de profissionais capacitados e comprometidos a projetar espaços acessíveis e que favoreçam a inclusão social.