PERFIL DE USUÁRIO EM RELAÇÃO AO USO DAS REDES SOCIAIS, DISPOSITIVOS E PRODUTOS DIGITAIS: O CASO DE ALUNOS DA UFCG ENTRE 2021 E 2022
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87032 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 876 "titulo" => "PERFIL DE USUÁRIO EM RELAÇÃO AO USO DAS REDES SOCIAIS, DISPOSITIVOS E PRODUTOS DIGITAIS: O CASO DE ALUNOS DA UFCG ENTRE 2021 E 2022" "resumo" => "O início do século XXI caracteriza-se como marco da acessibilidade e popularização da internet no Brasil, sendo substituído paulatinamente as mídias impressas e a forma de relacionamento de diversos segmentos no mercado. No ano de 2020, com a pandemia da Covid-19 esse processo de popularização da internet sofreu uma aceleração devido a necessidade de conectar pessoas, mercadorias, conhecimentos, entre outras coisas. Na educação houve a necessidade de aprendizado de novas formas e conectar alunos e professores, considerando todas as dificuldades de conexão, de qualidade ou falta de equipamentos adequados. Porém, passada a fase mais difícil de adaptação e de prioridades em relação a tecnologia, qual o perfil do usuário atual e quais os produtos digitais mais utilizados na atualidade? Este trabalho busca traçar um breve perfil do estudante universitário entre 2021 e 2022 em relação ao uso das redes sociais, dispositivos e produtos digitais. Para atingir este objetivo foram realizados os seguintes procedimentos: a) levantamento bibliográfico; b) aplicação de questionários via google forms. Os principais resultados foram: a) a faixa etária dos pesquisados fica entre 20 e 23 anos; b) utilizam as redes por volta de uma hora e meia a três horas por dia; c) os dispositivos mais utilizados são respectivamente o celular/smartphone, o notebook e o computador; d) as redes sociais ou outras formas de comunicação digital são na ordem o youtube e o instragram, sendo os outros menos expressivos; e) utilizam principalmente o celular para entretenimento, trabalho e estudo e o notebook principalmente para estudo; f) em relação aos produtos digitais preferem o vídeos tutorial e de palestra. Enfim, são alunos jovens e que preferem as imagens, seja em movimento ou parada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID876_TB526_17092022212646.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87032 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 876 "titulo" => "PERFIL DE USUÁRIO EM RELAÇÃO AO USO DAS REDES SOCIAIS, DISPOSITIVOS E PRODUTOS DIGITAIS: O CASO DE ALUNOS DA UFCG ENTRE 2021 E 2022" "resumo" => "O início do século XXI caracteriza-se como marco da acessibilidade e popularização da internet no Brasil, sendo substituído paulatinamente as mídias impressas e a forma de relacionamento de diversos segmentos no mercado. No ano de 2020, com a pandemia da Covid-19 esse processo de popularização da internet sofreu uma aceleração devido a necessidade de conectar pessoas, mercadorias, conhecimentos, entre outras coisas. Na educação houve a necessidade de aprendizado de novas formas e conectar alunos e professores, considerando todas as dificuldades de conexão, de qualidade ou falta de equipamentos adequados. Porém, passada a fase mais difícil de adaptação e de prioridades em relação a tecnologia, qual o perfil do usuário atual e quais os produtos digitais mais utilizados na atualidade? Este trabalho busca traçar um breve perfil do estudante universitário entre 2021 e 2022 em relação ao uso das redes sociais, dispositivos e produtos digitais. Para atingir este objetivo foram realizados os seguintes procedimentos: a) levantamento bibliográfico; b) aplicação de questionários via google forms. Os principais resultados foram: a) a faixa etária dos pesquisados fica entre 20 e 23 anos; b) utilizam as redes por volta de uma hora e meia a três horas por dia; c) os dispositivos mais utilizados são respectivamente o celular/smartphone, o notebook e o computador; d) as redes sociais ou outras formas de comunicação digital são na ordem o youtube e o instragram, sendo os outros menos expressivos; e) utilizam principalmente o celular para entretenimento, trabalho e estudo e o notebook principalmente para estudo; f) em relação aos produtos digitais preferem o vídeos tutorial e de palestra. Enfim, são alunos jovens e que preferem as imagens, seja em movimento ou parada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID876_TB526_17092022212646.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }