Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA DA COVID-19: FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87268
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA DA COVID-19: FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A inovação pedagógica na formação de professores é um tema atual, que instiga o debate, visto que a Universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, por essa razão necessita ser trabalhada nas instituições de ensino superior, sobretudo no campo da formação docente. O objetivo principal é analisar e refletir a inovação pedagógica por meio das práticas docentes dos professores de geografia em formação na Baixada Fluminense. A metodologia é de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Moscovici (2003) e analisa o conceito de inovação e prática docente, tendo como aporte teórico entre outros autores: Carbonell (2002), Ponstuschka, Paganelli e Cacete (2009), Masetto (2012). A pesquisa analisa a possibilidade formativa de professores no contexto da pandemia da Covid-19, presa as atividades voltadas para a graduação e a pós-graduação em geografia ocorridas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) durante os anos de 2020 e 2021 e disponibilizadas no canal do YouTube do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia - GEPEG/UFRRJ. Os encontros para falar sobre ensino de geografia no contexto formativo ocorridos nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Geografia na UFRRJ, passaram a ser transmitidos por plataformas online, o que facilitou o diálogo com pessoas distantes, devido ao momento de pandemia da Covid-19, que ainda estamos atravessando. A visão sobre o ensino de geografia vem sofrendo mudanças significativas ao longo do tempo, isso inclui períodos especiais com a que estamos passando com a pandemia da Covid-19. Há muito se fala de uma geografia relacionada com a realidade do aluno, em formação do cidadão, ou seja, do sujeito pronto para exercer sua cidadania. Essas leituras, podem ser acompanhadas de formas distintas nas lives no canal YouTube Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia – GEPEG/UFRRJ. Esses encontros já aconteciam, porém, com a passagem desses momentos formativos como atividades gravadas e disponibilizadas via canal de YouTube, isso tem permitido atingir um número maior de pessoas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID637_TB319_19052022151346.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Clézio dos Santos"
    "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87268
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA PANDEMIA DA COVID-19: FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A inovação pedagógica na formação de professores é um tema atual, que instiga o debate, visto que a Universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, por essa razão necessita ser trabalhada nas instituições de ensino superior, sobretudo no campo da formação docente. O objetivo principal é analisar e refletir a inovação pedagógica por meio das práticas docentes dos professores de geografia em formação na Baixada Fluminense. A metodologia é de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Moscovici (2003) e analisa o conceito de inovação e prática docente, tendo como aporte teórico entre outros autores: Carbonell (2002), Ponstuschka, Paganelli e Cacete (2009), Masetto (2012). A pesquisa analisa a possibilidade formativa de professores no contexto da pandemia da Covid-19, presa as atividades voltadas para a graduação e a pós-graduação em geografia ocorridas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) durante os anos de 2020 e 2021 e disponibilizadas no canal do YouTube do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia - GEPEG/UFRRJ. Os encontros para falar sobre ensino de geografia no contexto formativo ocorridos nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Geografia na UFRRJ, passaram a ser transmitidos por plataformas online, o que facilitou o diálogo com pessoas distantes, devido ao momento de pandemia da Covid-19, que ainda estamos atravessando. A visão sobre o ensino de geografia vem sofrendo mudanças significativas ao longo do tempo, isso inclui períodos especiais com a que estamos passando com a pandemia da Covid-19. Há muito se fala de uma geografia relacionada com a realidade do aluno, em formação do cidadão, ou seja, do sujeito pronto para exercer sua cidadania. Essas leituras, podem ser acompanhadas de formas distintas nas lives no canal YouTube Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia – GEPEG/UFRRJ. Esses encontros já aconteciam, porém, com a passagem desses momentos formativos como atividades gravadas e disponibilizadas via canal de YouTube, isso tem permitido atingir um número maior de pessoas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID637_TB319_19052022151346.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉZIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Clézio dos Santos"
    "autor_email" => "cleziogeo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A inovação pedagógica na formação de professores é um tema atual, que instiga o debate, visto que a Universidade é pressionada, na atualidade, a implementar mudanças que, muitas vezes, a serviço de uma lógica mercadológica, ocorrem sem a participação efetiva e a compreensão dos sujeitos que vão implementá-la, por essa razão necessita ser trabalhada nas instituições de ensino superior, sobretudo no campo da formação docente. O objetivo principal é analisar e refletir a inovação pedagógica por meio das práticas docentes dos professores de geografia em formação na Baixada Fluminense. A metodologia é de cunho qualitativo, articulada às representações sociais na perspectiva de Moscovici (2003) e analisa o conceito de inovação e prática docente, tendo como aporte teórico entre outros autores: Carbonell (2002), Ponstuschka, Paganelli e Cacete (2009), Masetto (2012). A pesquisa analisa a possibilidade formativa de professores no contexto da pandemia da Covid-19, presa as atividades voltadas para a graduação e a pós-graduação em geografia ocorridas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) durante os anos de 2020 e 2021 e disponibilizadas no canal do YouTube do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia - GEPEG/UFRRJ. Os encontros para falar sobre ensino de geografia no contexto formativo ocorridos nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Geografia na UFRRJ, passaram a ser transmitidos por plataformas online, o que facilitou o diálogo com pessoas distantes, devido ao momento de pandemia da Covid-19, que ainda estamos atravessando. A visão sobre o ensino de geografia vem sofrendo mudanças significativas ao longo do tempo, isso inclui períodos especiais com a que estamos passando com a pandemia da Covid-19. Há muito se fala de uma geografia relacionada com a realidade do aluno, em formação do cidadão, ou seja, do sujeito pronto para exercer sua cidadania. Essas leituras, podem ser acompanhadas de formas distintas nas lives no canal YouTube Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia – GEPEG/UFRRJ. Esses encontros já aconteciam, porém, com a passagem desses momentos formativos como atividades gravadas e disponibilizadas via canal de YouTube, isso tem permitido atingir um número maior de pessoas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.