Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A DOCÊNCIA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A Matemática figura como uma das disciplinas mais trabalhadas ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal realidade está ancorada no expressivo número de exigências quanto ao pleno domínio de habilidades relacionadas aos conteúdos de álgebra, geometria, grandezas, medidas, estatística, probabilidade e números. O professor polivalente tem o desafio de propor um ensino de Matemática em que os conhecimentos citados anteriormente sejam orquestrados a partir do contexto do educando. Neste artigo, objetivamos investigar como professores/as lecionam a disciplina de matemática, dando ênfase nos principais objetos do conhecimento ministrados, nos materiais utilizados e nas dificuldades relacionadas ao domínio dos saberes matemáticos. As entrevistas foram realizadas via WhatsApp por estudantes da disciplina “Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática” do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com a participação de professoras/es das redes públicas e privadas de Manaus (AM). Os resultados apontam para a prevalência de aulas expositivas a partir do livro didático de Matemática, intercambiando a explicação com exemplos no quadro e o respectivo treino do estudante com exercícios de fixação. Há também o registro de professores/as que utilizam materiais lúdicos, tais como o Ábaco, material dourado, fichas numéricas e sólidos geométricos. No que se refere as dificuldades, os/as professores/as reportam que o principal desafio está na ausência desses recursos, especialmente na rede pública, além disso, reconhecem que o curso de Pedagogia apresenta lacunas que dificultam a transposição didática dos conteúdos matemáticos. Em síntese, ao ouvir os relatos dos/as professores/as, o acadêmico de Pedagogia tem a oportunidade de alinhar teoria e prática, exercitando também a reflexão crítica acerca do dito e não dito pelos/as entrevistados/as, reconhecendo a formação inicial como marco primeiro do desenvolvimento da atividade professoral, e sobretudo, entendendo a necessidade da formação contínua.

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