Um dos principais desafios para os professores de física é fazer os alunos compreenderem os conceitos e fenômenos físicos que muitas vezes se tornam abstratos. Nesse sentido, o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), podem contribuir com esse processo educativo, desde a utilização de jogos educativos, experimentos com Arduino, simulações, animações gráficas, entre outras. Dentre as possibilidades, o uso de GIF pelos docentes, têm certo grau de importância para o docente de física, pois se colocam como uma opção simples e barata de fazer o aluno observar os fenômenos que são estudados em sala de aula, exercendo assim, um papel de facilitador do aprendizado. O presente trabalho traz consigo opções de aperfeiçoar o uso de GIF pelos professores de física, detalhando a sua importância no contexto de ensino e aprendizagem da disciplina em questão, enfatizando também sobre as possíveis formas de criação ou edição desses recursos, através de softwares gratuitos. Levando em consideração esses argumentos, foi realizada uma análise bibliográfica com intuito de destacar diferentes formas da utilização desses recursos gráficos, destacando pesquisas que possuem metodologias bem sucedidas para a aplicação de animações no ensino de física.