Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87334
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 165
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC"
    "resumo" => "Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID165_TB241_04052022222704.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA COSMO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CICERA COSMO"
    "autor_email" => "cosmocicera@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87334
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 165
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC"
    "resumo" => "Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID165_TB241_04052022222704.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA COSMO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CICERA COSMO"
    "autor_email" => "cosmocicera@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.