O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87334 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 165 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC" "resumo" => "Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID165_TB241_04052022222704.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA COSMO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CICERA COSMO" "autor_email" => "cosmocicera@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87334 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 241 "inscrito_id" => 165 "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIALOGANDO COM A BNCC" "resumo" => "Ensinar geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, significa possibilitar ao educando uma leitura do mundo, refletir, e dá significado as vivencias do cotidiano. No entanto é preciso elaborar situações para que os alunos possam fazer essa leitura, e para que isso aconteça faz-se necessário que as crianças exercitem a habilidade de ler o espaço vivido. Por tanto, quando falamos do ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e não apenas nesse âmbito, mas de modo geral. Estamos tratando de um estudo que põe em questão o olhar dos sujeitos pra si e para o meio que o rodeia. Com base no exposto, o presente artigo parte da seguinte questão: Como acontece o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental com base na BNCC( Base Nacional Comum Curricular)? Quanto ao percurso metodológico, o estudo segue uma abordagem qualitativa, uma vez que se entende a necessidade de uma concepção investigativa que possibilite a compreensão da realidade como algo complexo e mutável. Sobre o tipo de pesquisa, é de cunho bibliográfica. E após o estudo dos textos, elaborou-se categorias de análises. Em termos de conclusão, pode-se afirmar que o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental contribui para desenvolver o raciocínio espacial, senso crítico, curiosidade sobre o mundo existencial, além de permitir que o aluno se situe no mundo e saiba fazer a leitura do mesmo. Nesse entendimento, a área das ciências humanas (geografia, história, ciências, etc.) proporciona aos educandos o conhecimento socialmente acumulado por meio do ensino dos conceitos. Isto posto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vem a ser essa ferramenta que irá nortear o professor de modo a saberem como trabalhar esses conceitos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID165_TB241_04052022222704.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERA COSMO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CICERA COSMO" "autor_email" => "cosmocicera@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }