DO DIDATISMO À FRUIÇÃO ESTÉTICA NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: UM ESTUDO DE CASO
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A partir de então, vê-se uma produção de textos literários para crianças, sejam eles narrativos, dramáticos e líricos, mais emancipados e preocupados com a formação leitora da criança ao apresentar elementos que favorecem o interesse desse público a que se destina, especialmente o humor, o riso, a fantasia, e o brincar com as palavras em consonância com o brincar característico dessa fase da vida humana. Desse modo, o presente artigo visa problematizar e contrastar essas duas fases da literatura infantil brasileira, discutindo as suas (des)contribuições para o desenvolvimento do letramento literário da criança no âmbito escolar. Tendo por base os pressupostos teórico-metodológicos de Ando e Silva (2004), Carvalho (1982), Coelho (2000), Cosson (2006), Frantz (2011), Gregorin Filho (2007) e Zilberman (2005), realizou-se um estudo de caso em duas turmas do Programa Mais Educação (PME), da rede pública de ensino de Brejo do Cruz – Paraíba. 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