Sendo a escola caracterizada como um espaço democrático, subentende-se que esta deve oportunizar a discussão de questões sociais e possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Porém, apesar disso, ainda existem temas que são evitados de serem discutidos nas escolas. O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o papel da escola na abordagem de um desses temas "proibidos" como pauta de discussão: a diversidade sexual. O recorte teórico embasou-se nos estudos de BORTOLINI (2008), BAHIA e PEREIRA (2011), e JUNQUEIRA (2009), que se debruçaram na análise da discussão da diversidade sexual na escola, assim como a homofobia neste espaço. Os dados foram coletados através de entrevistas semiabertas com duas professoras e uma coordenadora de uma escola de grande porte, assim como duas professoras e uma coordenadora da escola de pequeno porte. Concluiu-se que apesar de não ser ainda um assunto tão discutido no espaço educacional, é notória a alteração na postura do corpo docente, visto que maioria das professoras foram a favor da discussão do tema na sala de aula. As profissionais entrevistadas concordaram que é na escola que diversos valores e conceitos são construídos, e que esta é, portanto, uma importante ferramenta na formação dos discentes como cidadãos.