Realizamos uma pesquisa sobre a discalculia em crianças diagnosticas dicalcúlicas pelo Núcleo de Inclusão e Educação Especial, que estavam inseridos no Ensino Fundamental I das escolas públicas do município de Mauriti, buscando entender mais sobre esse distúrbio de aprendizagem e suas principais características. Fez-se necessário para o desenvolvimento da pesquisa realizar estudos bibliográficos e de campo. Através de um diálogo com teóricos como García, Bastos, Silva, DSM-IV- Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Kirk e Gallagher, Jacinto entre outros, pudemos compreender o conceito do distúrbio em questão, para assim, elencarmos nossas concepções a cerca da observação de alunos diagnosticados discalcúlicos pelo núcleo. Após a análise bibliográfica, partimos para a observação dos alunos em sala de aula, e em atividades no núcleo de apoio. Ao observá-los, buscamos entender seu comportamento diante das habilidades matemáticas no desenvolvimento das suas atividades. Baseados nas entrevistas realizadas com a psicóloga que acompanhava os alunos, pudemos intervir no processo de ensino dos mesmos utilizando o material dourado para desenvolvimento das tarefas em sala, junto ao professor regente. E com isso, identificar possíveis melhorias (ou não) na assimilação lógico-matemática dos mesmos.Assim, o objetivo principal do trabalho é reunir referências teóricas a cerca do tema para auxiliar professores no entendimento desse distúrbio, além de identificar quais as características da discalculia e seus tipos, observando a forma de diagnóstico de um aluno discalcúlico juntamente com seu processo de acompanhamento psicopedagógico.