TÊNIS DE MESA: UM ESPORTE QUE TRANSFORMA VIDAS DE CADEIRANTES EM CAMPINA GRANDE-PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9249 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "TÊNIS DE MESA: UM ESPORTE QUE TRANSFORMA VIDAS DE CADEIRANTES EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O tênis de mesa adaptado busca auxiliar no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência motora, através de estratégias e métodos adequados, suas adaptações apresentam-se como proposta a auxiliar na melhoria de várias capacidades motoras, promovendo saúde e bem-estar aos cadeirantes, por agregar valor ao seu praticante não só no âmbito motor, mas também afetivos, cognitivos e sociais. Não há nenhum fator de limitação aos participantes, independe do grau de deficiência e idade, ao longo do trabalho desenvolvido podemos observar algumas mudanças, tanto no aspecto esportivo, quanto no social, como também no desenvolvimento motor. Há um acompanhamento na busca de incluí-los com algumas adaptações, inserindo-os efetivamente com os considerados “normais”, Ferreira afirma que a escola é para todos, sem exceção, como a lei garante. (FERREIRA, 2010). Sendo perceptíveis transições sofridas por eles, num breve período, através das adaptações propostas dentro do campo do tênis de mesa. Os alunos conseguem deslocar-se mais rápido nas cadeiras de roda, fortalecendo a musculatura dos membros superiores, sentem-se mais dispostos para as atividades do cotidiano, melhorou a percepção, contribuiu no desenvolvimento psicomotor, aumentou o espírito de competitividade de forma saudável. Uma das principais mudanças foi a questão da sociabilização com os demais, tornaram-se mais comunicativos. Observamos também que a evolução motora dos praticantes aconteceu de forma muito rápida, segundo seus próprios relatos o tênis de mesa é uma atividade que lhes dão prazer e uma sociabilização melhor, entre eles. Relataram ainda que nos dias de treino ficam extremamente ansiosos até o horário de treino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR, CADEIRANTES, TÊNIS DE MESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_19_10_09_idinscrito_1372_f35918321353f994ba9fe436b354fb9b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS FABIANY MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS F.MENDES" "autor_email" => "douglas.atleta@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9249 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 403 "inscrito_id" => 1372 "titulo" => "TÊNIS DE MESA: UM ESPORTE QUE TRANSFORMA VIDAS DE CADEIRANTES EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "O tênis de mesa adaptado busca auxiliar no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência motora, através de estratégias e métodos adequados, suas adaptações apresentam-se como proposta a auxiliar na melhoria de várias capacidades motoras, promovendo saúde e bem-estar aos cadeirantes, por agregar valor ao seu praticante não só no âmbito motor, mas também afetivos, cognitivos e sociais. Não há nenhum fator de limitação aos participantes, independe do grau de deficiência e idade, ao longo do trabalho desenvolvido podemos observar algumas mudanças, tanto no aspecto esportivo, quanto no social, como também no desenvolvimento motor. Há um acompanhamento na busca de incluí-los com algumas adaptações, inserindo-os efetivamente com os considerados “normais”, Ferreira afirma que a escola é para todos, sem exceção, como a lei garante. (FERREIRA, 2010). Sendo perceptíveis transições sofridas por eles, num breve período, através das adaptações propostas dentro do campo do tênis de mesa. Os alunos conseguem deslocar-se mais rápido nas cadeiras de roda, fortalecendo a musculatura dos membros superiores, sentem-se mais dispostos para as atividades do cotidiano, melhorou a percepção, contribuiu no desenvolvimento psicomotor, aumentou o espírito de competitividade de forma saudável. Uma das principais mudanças foi a questão da sociabilização com os demais, tornaram-se mais comunicativos. Observamos também que a evolução motora dos praticantes aconteceu de forma muito rápida, segundo seus próprios relatos o tênis de mesa é uma atividade que lhes dão prazer e uma sociabilização melhor, entre eles. Relataram ainda que nos dias de treino ficam extremamente ansiosos até o horário de treino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA." "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR, CADEIRANTES, TÊNIS DE MESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_19_10_09_idinscrito_1372_f35918321353f994ba9fe436b354fb9b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS FABIANY MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS F.MENDES" "autor_email" => "douglas.atleta@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }