APRESENTAMOS O ZINE INTITULADO “MUITAS DÉCADAS E POUCOS AVANÇOS”, DISPONÍVEL EM . ZINES SÃO UMA FORMA DE PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE REALIZADA POR ARTISTAS. GERALMENTE, TRATAM SOBRE TEMÁTICAS DE RESISTÊNCIA, COMO O ZINE DO COLETIVO GIRL GANG, NO QUAL VINTE E QUATRO MULHERES ARTISTAS PUBLICAM DESENHOS E QUADRINHOS EM APOIO AO FEMINISMO, E O ZINE RIOT GRRRL, EM QUE O COLETIVO SE MANIFESTA NA LUTA CONTRA FEMINILIDADES TRADICIONAIS, MOTIVANDO GAROTAS E MULHERES A LUTAR CONTRA A DOMINAÇÃO MASCULINA E CRIAR SUA PRÓPRIA ARTE. EM NOSSO CASO, A COMPOSIÇÃO FOI CRIADA A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA NO PELO NÚCLEO DE ARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE INTEGRA O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE ARTE, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA, VINCULADO AO PROJETO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM). AMPARADA METODOLOGICAMENTE EM PRINCÍPIOS DA PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA NAS ARTES - PEBA E DA A/R/TOGRAFIA E, CONCEITUALMENTE, NO PROJETO “HISTÓRIA DA _RTE”, A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO: IDENTIFICAR QUAIS ARTISTAS E GRUPOS ARTÍSTICOS SÃO EXPOSTOS EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO E, COM ISSO, MENSURAR QUAIS NACIONALIDADES, IDENTIDADES DE GÊNERO, ETNIAS E MODALIDADES DE CRIAÇÃO ARTÍSTICAS SÃO VISIBILIZADAS E INVISIBILIZADAS NAS PUBLICAÇÕES PESQUISADAS. PARA TANTO, ANALISAMOS OS LIVROS “PERCURSOS DA ARTE” E “#NOVO ENSINO MÉDIO”, APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD). A PANDEMIA DE COVID-19 IMPEDIU O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PRESENCIAIS EM CAMPO, ISTO É, NO ESPAÇO ESCOLAR. DIANTE DISSO, AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DOCENTE REFERENTES AO PIBID FORAM CONDUZIDAS E REALIZADAS DE MODO REMOTO. DEDICAMOS OS PRIMEIROS MESES DO SUBPROJETO PARA PESQUISAS E ESTUDOS INTERDISCIPLINARES (NAS ÁREAS DE ARTE, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA). ALÉM DISSO, CADA NÚCLEO REALIZOU AÇÕES ORIENTADAS PARA SUAS ESPECIFICIDADES. ENTRE OS INTEGRANTES DO NÚCLEO DE ARTE, TRATAMOS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO DESSA ÁREA DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO, ATENDENDO A QUESTÕES COMUNS ENTRE OS ESTUDANTES, TAIS COMO: QUE ARTISTAS E EXEMPLOS DE CRIAÇÕES ARTÍSTICAS SÃO EXPOSTOS AOS ESTUDANTES PELO LIVRO DIDÁTICO? AS MANIFESTAÇÕES DE ARTE AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA SÃO APRESENTADAS? ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO SÃO TRATADAS DE MODO EQUIVALENTE NOS LIVROS? MOBILIZADOS POR ESSAS QUESTÕES, INICIAMOS A ANÁLISE DO LIVRO “PERCURSOS DA ARTE”, DA EDITORA SCIPIONE, POIS CONSISTIA NO MATERIAL DIDÁTICO DISPONÍVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO VINCULADO AO PIBID. O LIVRO, DE 376 PÁGINAS, FOI DISTRIBUÍDO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) NO ANO DE 2018 E SEU USO SERÁ DESCONTINUADO E SUBSTITUÍDO PELA ESCOLHA FEITA PELAS ESCOLAS NO PNLD 2021. TENDO EM VISTA A CONTINUIDADE DO SUBPROJETO DO PIBID NO PRÓXIMO ANO, TAMBÉM SELECIONAMOS UM EXEMPLAR QUE INTEGRA A LISTA DE TÍTULOS APROVADA PARA O PNLD 2021. COMO A ESCOLA VINCULADA AO SUBPROJETO AINDA NÃO HAVIA SELECIONADO A OBRA PARA O PRÓXIMO CICLO, ELEGEMOS O LIVRO “#NOVO ENSINO MÉDIO”, DE 208 PÁGINAS, POIS TAMBÉM FOI PUBLICADO PELA EDITORA SCIPIONE. COLETIVAMENTE VERIFICAMOS QUANTOS E QUAIS SÃO OS ARTISTAS E GRUPOS ARTÍSTICOS MENCIONADOS NAS PUBLICAÇÕES E, A PARTIR DISSO, MENSURAMOS QUAIS NACIONALIDADES, IDENTIDADES DE GÊNERO, ETNIAS E MODALIDADES DE CRIAÇÃO ARTÍSTICAS SÃO VISIBILIZADAS E INVISIBILIZADAS NAS DUAS PUBLICAÇÕES. CONSTATAMOS QUE EM AMBAS, AS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS APRESENTADAS SÃO MAJORITARIAMENTE CRIADAS POR HOMENS BRANCOS (AMERICANOS E EUROPEUS), NAS ÁREAS DE ARTES VISUAIS E MÚSICA. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS, OS INTEGRANTES DO NÚCLEO DE ARTE DO PIBID FORAM ORIENTADOS A PROBLEMATIZAR OS RESULTADOS POR MEIO DE UMA CRIAÇÃO ARTÍSTICA. O ZINE “MUITAS DÉCADAS E POUCOS AVANÇOS” FOI UMA DAS COMPOSIÇÕES QUE DEU VISIBILIDADE ÀS DESIGUALDADES DE GÊNERO, ÉTNICAS, GEOGRÁFICAS E DE MODALIDADES DE CRIAÇÃO IDENTIFICADAS NOS LIVROS. A COMPOSIÇÃO DO ZINE, REALIZADA COM COLAGENS, FOI BASEADA NAS CRIAÇÕES DO COLETIVO GUERRILLA GIRLS, GRUPO COMPOSTO POR MULHERES ARTISTAS QUE ORGANIZAM COLAGENS NAS QUAIS PROBLEMATIZAM OS DISCURSOS OFICIAIS DE LEGITIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA ARTE, INVESTIGANDO AS DESIGUALDADES DE GÊNERO IMPLÍCITAS EM EXPOSIÇÕES REALIZADAS POR MUSEUS. TAMBÉM, RECORREMOS À ESTÉTICA EMPREGADA NO FILME MOXIE, NO QUAL A PERSONAGEM PRINCIPAL UTILIZA DE ZINES PARA EXPOR SITUAÇÕES QUE LHE INCOMODAM EM SUA ESCOLA, COMO SEXISMO E ASSÉDIOS. OUTRA REFERÊNCIA PARA CRIAÇÃO FORAM AS COMPOSIÇÕES DE RICHARD HAMILTON, NAS QUAIS O ARTISTA UTILIZA DE RECORTES DE REVISTAS E JORNAIS, BEM COMO AS DE BRUNO SIQUEIRA, NA QUAL O ARTISTA UTILIZA LINHAS VERMELHAS. HÁ AINDA, FRASES QUE REMETEM AO ENUNCIADO: “ONDE ESTÃO OS NEGROS?”, APRESENTADO EM GRANDES BANDEIRAS PELO GRUPO TRANSDISCIPLINAR FRENTE 3 DE FEVEREIRO, CUJA AÇÃO PROBLEMATIZA O RACISMO NA SOCIEDADE BRASILEIRA, E TAMBÉM, QUESTIONAMENTOS RELACIONADOS AOS ESTUDOS DECOLONIAIS. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ZINE, REALIZADO PELA ALUNA VINCULADA AO PIBID, FOI INICIADO COM RECORTES DE REVISTAS ANTIGAS RETIRADAS DE SEU ACERVO. OS QUANTITATIVOS APRESENTADOS NO ZINE, EM FORMA DE GRÁFICOS CIRCULARES E DE COLUNAS, REMETEM ÀS PLANILHAS SISTEMATIZADAS A PARTIR DA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS MENCIONADOS. FORAM UTILIZADOS TONS DE AZUL PARA IDENTIFICAR INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO LIVRO “#NOVO ENSINO MÉDIO”, TONS DE AMARELO PARA O LIVRO “PERCURSOS DA ARTE” E MARCAÇÕES EM ROSA PARA DESTACAR AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS MINORIAS. SÃO APRESENTADOS GRÁFICOS COMPARATIVOS ENTRE AS PUBLICAÇÕES QUE TRATAM SOBRE: A QUANTIDADE DE ARTISTAS CITADOS EM RELAÇÃO OUTROS PROFISSIONAIS; O PERCENTUAL DE MENÇÕES FEITAS ÀS CRIAÇÕES EM ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL, DANÇA, MÚSICA E TEATRO; A DISTRIBUIÇÃO DE ARTISTAS HOMENS, MULHERES, NEGROS/AS E INDÍGENAS; E O CONTINENTE DE NASCIMENTO DOS ARTISTAS. CONSIDERANDO QUE A PESQUISA FOI REALIZADA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, COMPREENDEMOS QUE MENSURAR O CENÁRIO EXCLUDENTE DOS LIVROS DIDÁTICOS É UMA AÇÃO RELEVANTE, MAS, PARA ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO PROPOR ALTERNATIVAS PARA SUPERAR A DESIGUALDADE CONSTATADA, NO ESFORÇO DE GERAR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. ASSIM, ENTENDEMOS QUE A CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO ZINE “MUITAS DÉCADAS E POUCOS AVANÇOS” ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, COMO MATERIAL SUPLEMENTAR AO LIVRO DIDÁTICO, PODE CONTRIBUIR PARA DAR VISIBILIDADE AS DESIGUALDADES (EM RELAÇÃO ÀS NACIONALIDADES, IDENTIDADES DE GÊNERO, ETNIAS E MODALIDADES DE CRIAÇÃO ARTÍSTICAS) PROMOVIDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS, BEM COMO INCENTIVÁ-LOS NA PRODUÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS ZINES.