Diante da necessidade de analisar como ocorre a alfabetização e o letramento, além do incentivo à leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, pautamo-nos em teóricos como Emília Ferreiro (2001) que, como uma pesquisadora revolucionária, realizou diversos estudos, entre os quais o mais relevante diz respeito à descoberta da psicogênese da língua escrita, já que sua contribuição à pedagogia relaciona-se com o fato de que o professor compreenda como ocorre o processo de construção da aprendizagem da leitura e da escrita pela criança. Além de incluir também o educador Paulo Freire (1991), que, não só revolucionou a alfabetização de adultos no Brasil, como contribuiu para que os educadores repensassem suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal analisar a metodologia do professor, no que concerne ao modo como vem sendo trabalhado o processo de alfabetização e letramento. Assim como analisar como o aluno é incentivado à prática da leitura. Esse tipo de pesquisa é de cunho qualitativo, considerando que os dados foram coletados, através da realização de observações e entrevistas numa escola da rede privada no município de Campina Grande – PB.