Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A LEITURA ENQUANTO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM DA LEITURA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECURSO METODOLÓGICO Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental é um desafio para as crianças e para os professores (as). Para as crianças o desafio é de aprender o que a escola propõe, e para os professores (as) a instituição nem sempre discute o/os método/s de ensino que contribuam para a aprendizagem das crianças. Para tanto, tomamos como objeto de estudo, a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo se justifica pela sua relevância social de contribuirmos na constituição de sujeitos leitores, por compreendermos ser função dos profissionais professores dominar os caminhos de constituição deste sujeito leitor. Para tanto, o presente estudo foi realizado partindo da seguinte questão: Como acontece a aprendizagem da leitura? Objetivo: Compreender os caminhos metodológicos utilizados para a aprendizagem da leitura. E como objetivos específicos: Analisar as práticas de leitura em sala de aula; Identificar se as práticas contribuem para constituir alunos estimulados a ler; Identificar se os métodos de ensino da leitura têm êxito no desenvolvimento da leitura das crianças. Teoricamente dialogamos com Sacristán (1999); Zilberman e Theodoro (2004); Brandão e Micheletti (2002); Barbosa (1994) e Cagliari (1998). Metodologicamente trabalharemos com a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. O cenário do estudo são duas turmas do 2º ano do ensino fundamental. As observações aconteceram em uma escola da rede municipal do ensino na cidade de Caruaru-PE em duas salas de aula. Durante um semestre foi possível, acompanhá-las juntamente com suas respectivas professoras. Para levantar os dados utilizamos os procedimentos metodológicos da observação com o propósito de acessar os dados na escola/série em foco. Na entrevista semiestruturada levantar as concepções de leitura da professora, as contribuições e os limites no ensino da leitura proporcionada aos seus alunos. O estudo contou com a participação de 10 (dez) sujeitos, sendo duas professoras, 4 (quatro) alunos de cada turma. A escolha dos sujeitos se deu a partir do acompanhamento das 2 turmas no semestre 2013.1 através da observação. Os resultados mostram a ausência de procedimentos sistemáticos que constitua a formação do leitor, o que nos inquietou. As observações realizadas durante o semestre mostram a inexistência de sugestões de leitura que partisse das professoras, para formação dos leitores. Entretanto, os procedimentos utilizados para a leitura são restritos. Do total de 53 (cinquenta e três) sujeitos acompanhados nas 2 turmas encontramos em minoria crianças que desenvolvem fluente a leitura, cerca de 18 (dezoito) alunos. O que nos faz concluir que não atingimos sequer 50% das crianças como leitoras fluentes e emancipadas, apontando para a necessidade da escola ampliar sua atuação no âmbito da formação dos sujeitos leitores, em um trabalho articulado com outras instituições sociais. Desse modo, observamos que as práticas de leitura em sala acontecem normalmente de forma assistemática e isolada, em que não a formação de sujeitos leitores. Nesta perspectiva, compreendemos que a responsabilidade da formação de leitores é da escola articulada a outras instâncias e da sociedade em que se insere. Palavras-chave: Aprendizagem da leitura. Práticas pedagógicas. Recurso Metodológico.

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