ResumoA pesquisa objetiva investigar qual a concepção do conceito de cidadania dos docentes e discentes de uma escola de nível médio do Recife-PE. Sabendo, desta maneira, que o sentido dado às palavras no contexto da interação varia, pois as definições não são consensuais quanto ao conceito em questão. Tem também a intenção de comparar qual a representação deste conceito no contexto das pessoas investigadas, a partir da experiência da disciplina de Sociologia que está presente na escola-campo e é lecionada por um profissional formado na área. Como a problemática em questão é o conceito de cidadania construído a partir do ensino médio, a pesquisa justifica-se pelo déficit histórico provocado pela ausência da Sociologia nesta etapa da formação da pessoa humana, ou seja, a intermitência da disciplina dificultou o processo de discussão sobre o tema, visto que é nesta Ciência que reside espaço considerável para tal debate. Além disso, intenciona divulgar o conhecimento sobre a temática no nível médio partindo do pressuposto de que a Sociologia ocupa um papel importante na educação como propositora de inclusão social e intermedia a aprendizagem do que vem a ser um cidadão e uma cidadã. Outro motivo que justifica esta investigação é a necessidade de mais pesquisas que tratem do nível médio de ensino com vistas à construção do senso crítico como elemento primordial para a formação da pessoa. A partir disso, surgem questões relevantes e que norteiam este trabalho: Qual a concepção de cidadania dos grupos investigados? Qual a transformação escolar que o conceito pode causar quando associado aos direitos humanos? A ausência de tal discussão mudaria o funcionamento da escola? Quais as contribuições da LDB do ponto de vista prático na escola? O que diz o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição? Será que a representação do conceito de cidadania para os dois grupos investigados é contraditória? Ao final a análise dos dados tentará responder a tais indagações.A pesquisa será de tipo qualitativo e nela será central a importância do questionário como uma técnica que permite construir levantamentos específicos sobre aspectos do grupo estudado, da entrevista para a obtenção dos dados, que serão as opiniões e atitudes das pessoas diante da situação de interação no contexto de fala. Para isso, participarão da pesquisa 10 docentes e 10 discentes da escola. É importante ressaltar que na situação em que o pesquisador está inserido a observação participante e a análise documental também irão contribuir significativamente na construção dos dados. Além disso, será imprescindível o diálogo constante com o quadro teórico referenciado na perspectiva de atender aos objetivos supracitados. Diante do exposto, acredita-se que a pesquisa denota relevância pelas contribuições à escola e à sociedade, pois, é imprescindível a inclusão através da cidadania. Oportunizar espaços de debate sobre esta temática na escola é importantíssimo tendo em vista que é a escola a instituição formadora e que carrega em si a reponsabilidade de incluir, com igualdade de oportunidades e direitos os indivíduos na teia social, por meio do processo de socialização e construção de novos conhecimentos. A educação deve, portanto, ser crítica e fazer da reflexividade um exercício cotidiano. Trazendo, dessa forma, contribuições para o ambiente diverso da escola e da sociedade no que se refere à necessidade de se compreender o conceito em estudo para o exercício efetivo da transformação na vida social fazendo com que cada indivíduo que está inserido na escola seja capaz de criticar a si e à sociedade da qual faz parte. Assim, a disciplina de Sociologia dialoga com as outras disciplinas no intuito de dar sentido ao que é aprendido na escola, isto é, torna possível a reflexão para uma prática inclusiva na vida em sociedade permitindo pensar, inclusive, sobre a utilidade da instituição Escola.Palavras-chave: Educação; Cidadania; Inclusão social.