CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO RECIFE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8578 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 3867 "titulo" => "CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO RECIFE" "resumo" => "ResumoA pesquisa objetiva investigar qual a concepção do conceito de cidadania dos docentes e discentes de uma escola de nível médio do Recife-PE. Sabendo, desta maneira, que o sentido dado às palavras no contexto da interação varia, pois as definições não são consensuais quanto ao conceito em questão. Tem também a intenção de comparar qual a representação deste conceito no contexto das pessoas investigadas, a partir da experiência da disciplina de Sociologia que está presente na escola-campo e é lecionada por um profissional formado na área. Como a problemática em questão é o conceito de cidadania construído a partir do ensino médio, a pesquisa justifica-se pelo déficit histórico provocado pela ausência da Sociologia nesta etapa da formação da pessoa humana, ou seja, a intermitência da disciplina dificultou o processo de discussão sobre o tema, visto que é nesta Ciência que reside espaço considerável para tal debate. Além disso, intenciona divulgar o conhecimento sobre a temática no nível médio partindo do pressuposto de que a Sociologia ocupa um papel importante na educação como propositora de inclusão social e intermedia a aprendizagem do que vem a ser um cidadão e uma cidadã. Outro motivo que justifica esta investigação é a necessidade de mais pesquisas que tratem do nível médio de ensino com vistas à construção do senso crítico como elemento primordial para a formação da pessoa. A partir disso, surgem questões relevantes e que norteiam este trabalho: Qual a concepção de cidadania dos grupos investigados? Qual a transformação escolar que o conceito pode causar quando associado aos direitos humanos? A ausência de tal discussão mudaria o funcionamento da escola? Quais as contribuições da LDB do ponto de vista prático na escola? O que diz o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição? Será que a representação do conceito de cidadania para os dois grupos investigados é contraditória? Ao final a análise dos dados tentará responder a tais indagações.A pesquisa será de tipo qualitativo e nela será central a importância do questionário como uma técnica que permite construir levantamentos específicos sobre aspectos do grupo estudado, da entrevista para a obtenção dos dados, que serão as opiniões e atitudes das pessoas diante da situação de interação no contexto de fala. Para isso, participarão da pesquisa 10 docentes e 10 discentes da escola. É importante ressaltar que na situação em que o pesquisador está inserido a observação participante e a análise documental também irão contribuir significativamente na construção dos dados. Além disso, será imprescindível o diálogo constante com o quadro teórico referenciado na perspectiva de atender aos objetivos supracitados. Diante do exposto, acredita-se que a pesquisa denota relevância pelas contribuições à escola e à sociedade, pois, é imprescindível a inclusão através da cidadania. Oportunizar espaços de debate sobre esta temática na escola é importantíssimo tendo em vista que é a escola a instituição formadora e que carrega em si a reponsabilidade de incluir, com igualdade de oportunidades e direitos os indivíduos na teia social, por meio do processo de socialização e construção de novos conhecimentos. A educação deve, portanto, ser crítica e fazer da reflexividade um exercício cotidiano. Trazendo, dessa forma, contribuições para o ambiente diverso da escola e da sociedade no que se refere à necessidade de se compreender o conceito em estudo para o exercício efetivo da transformação na vida social fazendo com que cada indivíduo que está inserido na escola seja capaz de criticar a si e à sociedade da qual faz parte. Assim, a disciplina de Sociologia dialoga com as outras disciplinas no intuito de dar sentido ao que é aprendido na escola, isto é, torna possível a reflexão para uma prática inclusiva na vida em sociedade permitindo pensar, inclusive, sobre a utilidade da instituição Escola.Palavras-chave: Educação; Cidadania; Inclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_19_28_29_idinscrito_3867_6e2bf30b99f92f71e4d44548fd57c618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ROGÉRIO LIRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermeliraandrade@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8578 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 3867 "titulo" => "CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO RECIFE" "resumo" => "ResumoA pesquisa objetiva investigar qual a concepção do conceito de cidadania dos docentes e discentes de uma escola de nível médio do Recife-PE. Sabendo, desta maneira, que o sentido dado às palavras no contexto da interação varia, pois as definições não são consensuais quanto ao conceito em questão. Tem também a intenção de comparar qual a representação deste conceito no contexto das pessoas investigadas, a partir da experiência da disciplina de Sociologia que está presente na escola-campo e é lecionada por um profissional formado na área. Como a problemática em questão é o conceito de cidadania construído a partir do ensino médio, a pesquisa justifica-se pelo déficit histórico provocado pela ausência da Sociologia nesta etapa da formação da pessoa humana, ou seja, a intermitência da disciplina dificultou o processo de discussão sobre o tema, visto que é nesta Ciência que reside espaço considerável para tal debate. Além disso, intenciona divulgar o conhecimento sobre a temática no nível médio partindo do pressuposto de que a Sociologia ocupa um papel importante na educação como propositora de inclusão social e intermedia a aprendizagem do que vem a ser um cidadão e uma cidadã. Outro motivo que justifica esta investigação é a necessidade de mais pesquisas que tratem do nível médio de ensino com vistas à construção do senso crítico como elemento primordial para a formação da pessoa. A partir disso, surgem questões relevantes e que norteiam este trabalho: Qual a concepção de cidadania dos grupos investigados? Qual a transformação escolar que o conceito pode causar quando associado aos direitos humanos? A ausência de tal discussão mudaria o funcionamento da escola? Quais as contribuições da LDB do ponto de vista prático na escola? O que diz o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição? Será que a representação do conceito de cidadania para os dois grupos investigados é contraditória? Ao final a análise dos dados tentará responder a tais indagações.A pesquisa será de tipo qualitativo e nela será central a importância do questionário como uma técnica que permite construir levantamentos específicos sobre aspectos do grupo estudado, da entrevista para a obtenção dos dados, que serão as opiniões e atitudes das pessoas diante da situação de interação no contexto de fala. Para isso, participarão da pesquisa 10 docentes e 10 discentes da escola. É importante ressaltar que na situação em que o pesquisador está inserido a observação participante e a análise documental também irão contribuir significativamente na construção dos dados. Além disso, será imprescindível o diálogo constante com o quadro teórico referenciado na perspectiva de atender aos objetivos supracitados. Diante do exposto, acredita-se que a pesquisa denota relevância pelas contribuições à escola e à sociedade, pois, é imprescindível a inclusão através da cidadania. Oportunizar espaços de debate sobre esta temática na escola é importantíssimo tendo em vista que é a escola a instituição formadora e que carrega em si a reponsabilidade de incluir, com igualdade de oportunidades e direitos os indivíduos na teia social, por meio do processo de socialização e construção de novos conhecimentos. A educação deve, portanto, ser crítica e fazer da reflexividade um exercício cotidiano. Trazendo, dessa forma, contribuições para o ambiente diverso da escola e da sociedade no que se refere à necessidade de se compreender o conceito em estudo para o exercício efetivo da transformação na vida social fazendo com que cada indivíduo que está inserido na escola seja capaz de criticar a si e à sociedade da qual faz parte. Assim, a disciplina de Sociologia dialoga com as outras disciplinas no intuito de dar sentido ao que é aprendido na escola, isto é, torna possível a reflexão para uma prática inclusiva na vida em sociedade permitindo pensar, inclusive, sobre a utilidade da instituição Escola.Palavras-chave: Educação; Cidadania; Inclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_19_28_29_idinscrito_3867_6e2bf30b99f92f71e4d44548fd57c618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ROGÉRIO LIRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermeliraandrade@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }