Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CARTOGRAFIA TÁTIL NO INSTITUTO DOS CEGOS DE CAMPINA GRANDE: NOVAS RELAÇÕES ESPACIAIS DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA TÁTIL, GEOGRAFIA, RECURSO PEDAGÓGICO Pôster (PO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada no Instituto dos Cegos, localizado no bairro do Catolé de Campina Grande, analisando sobre as contribuições da cartografia tátil no âmbito escolar como instrumento de inclusão a partir dos estudos socioespacias, por causa da ausência destes recursos pedagógicos para os portadores de necessidades visuais. O trabalho foi desenvolvido por monitores do Laboratório de Ensino e Geografia, da Universidade Federal de Campina Grande, no qual foram elaborados alguns mapas táteis para serem utilizados com estudantes na referida instituição.Além disso, também foi produzida uma maquete da sala de aula e uma planta do instituto, que representaram espaços mais próximos da realidade socioespacial dos estudantes, sendo que estes últimos materiais foram confeccionados com os referidos discentes. Verificamos que a maioria dos estudantes nunca havia utilizado um mapa tátil. Esta experiência oportunizou novos conhecimentos na esfera geográfica e favoreceu para que os estudantes avançassem em aspectos das relações espaciais que antes não haviam sido possíveis. Ademais, favoreceu a articulação entre a universidade e o instituto, a qual possibilitou aprendizagens conjuntas para seus integrantes.

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