É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos. As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos.