AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8525 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 338 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE" "resumo" => "É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos. As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_17_36_14_idinscrito_3563_0d2db956e403301778f34a8a6c079a80.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES RIBEIRO" "autor_email" => "tamiresuva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8525 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 338 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE" "resumo" => "É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos. As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_17_36_14_idinscrito_3563_0d2db956e403301778f34a8a6c079a80.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TAMIRES RIBEIRO" "autor_email" => "tamiresuva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }