LIMA, Judite et al.. Literatura de cordel em sala de aula: linguagem e inclusão social. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8918>. Acesso em: 21/11/2024 23:35
Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens. Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores.