LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8918 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 331 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens. Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCOLA, CORDEL, LINGUAGEM, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_18_43_46_idinscrito_331_3c48dda5ec8356f587a5a993999cfa1f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITE LIMA" "autor_nome_curto" => "JUDITE LIMA" "autor_email" => "judite43@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8918 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1581 "inscrito_id" => 331 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens. Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "ESCOLA, CORDEL, LINGUAGEM, INCLUSÃO SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_18_43_46_idinscrito_331_3c48dda5ec8356f587a5a993999cfa1f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITE LIMA" "autor_nome_curto" => "JUDITE LIMA" "autor_email" => "judite43@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }