Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL

Palavra-chaves: ESCOLA, CORDEL, LINGUAGEM, INCLUSÃO SOCIAL Pôster (PO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8918
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens.  Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "ESCOLA, CORDEL, LINGUAGEM, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_18_43_46_idinscrito_331_3c48dda5ec8356f587a5a993999cfa1f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDITE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JUDITE LIMA"
    "autor_email" => "judite43@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8918
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: LINGUAGEM E INCLUSÃO SOCIAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens.  Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "ESCOLA, CORDEL, LINGUAGEM, INCLUSÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_18_43_46_idinscrito_331_3c48dda5ec8356f587a5a993999cfa1f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDITE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JUDITE LIMA"
    "autor_email" => "judite43@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresentará resultados de experiências que serão vivenciadas no Projeto Didático “Literatura de Cordel em sala de aula” elaborado na disciplina de Língua Portuguesa com pretensão de trabalhar a leitura e a escrita com diferentes alunos do 1º ano do Ensino Médio de (São Vicente do Seridó-Pb) no período de julho-setembro/2014, focalizando a língua materna em seus diferentes usos e manifestações linguístico-discursivos na vida cotidiana das pessoas, também, circulantes no ambiente macrossocial, especialmente no espaço escolar. As atividades didático-pedagógicas focalizaram estimular a comunicação em sala de aula, uma vez que a literatura de cordel valoriza a cultura popular conhecendo sua estrutura e utiliza diferentes cordéis para a construção de uma leitura mais ampla. Além de reconhecer o processo histórico do cordel até os dias de hoje e como foi sua chegada ao Brasil e sua adaptação na região Nordeste, também a valorização e sua forma de ser vendido. Mas para este trabalho focalizou-se o cordel como um instrumento linguístico-discursivo mais próximo da realidade cotidiana da língua falada e escrita entre várias faixas estarias, sobretudo entre os jovens. Esta discussão apóia-se nas contribuições de autores que difundem a literatura de cordel como fonte de saberes socioculturais, defendendo seu uso na sala de aula como forma de dinamizar o ensino a língua oral e escrita. O cordel possibilita a educador-educando maior proximidade com os saberes da língua portuguesa, alem de expandir o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a concepção de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.