Este resumo tem como objetivo colocar elementos para o debate sobre o processo de construção da gestão democrática na escola na perspectiva da articulação entre formação e valorização docente. A problemática consiste em apresentar um fato que observamos ser contraditório. Trata-se do que está proclamado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (9394/96) sobre a gestão democrática e as condições efetivas de participação do professor na condução da gestão da escola. Adotamos como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa e o método de análise dialético, realizado através da pesquisa bibliográfica. Partimos do estudo e análise da LDB que regulamenta o sistema educacional de ensino público e privado. Esta lei foi um passo importante na democratização da educação, principalmente nas escolas públicas estabelecendo a gestão democrática como um dos princípios do ensino. Além de estabelecer como incumbência dos estabelecimentos de ensino e do corpo docente a elaboração da proposta pedagógica. Porém, através da observação empírica constatamos que a construção da proposta pedagógica com a participação dos professores ainda não foi um direito conquistado na prática. Apesar dos professores terem seus direitos estabelecidos em lei às decisões ainda estão concentradas nas mãos do núcleo gestor de forma centralizada e horizontalizada, características de uma sociedade regida por um sistema capitalista. O professor ainda é considerado como mero executor e seus saberes não são valorizados. Este fato afeta diretamente na autonomia deste profissional e na sua formação que deve ser plural e proveniente de diversos saberes. Podemos concluir que a gestão democrática é um processo em construção necessário para se alcançar a democratização da educação e para a valorização docente que passaria a ter uma formação consolidada na democracia e na autonomia.