O trabalho apresenta uma análise crítica sobre o processo de inclusão dos alunos deficientes que se encontram matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental de Pombal, estado da Paraíba. O objetivo dessa pesquisa constituiu-se em um levantamento de dados referentes ao número de alunos com limitações físicas, visuais, intelectuais e pessoa com surdez, que frequentam o atendimento educacional especializado, como também, os tipos de transtornos e a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de recursos. Para verificação dos dados, foram realizadas com os professores entrevistas com questões abertas, direcionadas à temática em estudo, com o intuito de levantar dados referentes ao perfil educacional dos alunos deficientes atendidos nas salas de recursos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que há uma grande diferença entre o número de alunos deficientes matriculados na rede municipal e o número de alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais. Contudo, ressalta-se, segundo os dados coletados, que a maioria dos alunos atendidos tem o processo de autonomia e de independência satisfatório. A realidade observada leva à discussão o processo de aprendizagem dos alunos deficientes, no que se refere à mediação das práticas pedagógicas como suporte para garantir o ensino direcionado a uma clientela diversificada e em constante transformação.