ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE POMBAL – PB
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8546 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2748 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE POMBAL – PB" "resumo" => "O trabalho apresenta uma análise crítica sobre o processo de inclusão dos alunos deficientes que se encontram matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental de Pombal, estado da Paraíba. O objetivo dessa pesquisa constituiu-se em um levantamento de dados referentes ao número de alunos com limitações físicas, visuais, intelectuais e pessoa com surdez, que frequentam o atendimento educacional especializado, como também, os tipos de transtornos e a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de recursos. Para verificação dos dados, foram realizadas com os professores entrevistas com questões abertas, direcionadas à temática em estudo, com o intuito de levantar dados referentes ao perfil educacional dos alunos deficientes atendidos nas salas de recursos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que há uma grande diferença entre o número de alunos deficientes matriculados na rede municipal e o número de alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais. Contudo, ressalta-se, segundo os dados coletados, que a maioria dos alunos atendidos tem o processo de autonomia e de independência satisfatório. A realidade observada leva à discussão o processo de aprendizagem dos alunos deficientes, no que se refere à mediação das práticas pedagógicas como suporte para garantir o ensino direcionado a uma clientela diversificada e em constante transformação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ATENDIMENTO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_19_45_04_idinscrito_2748_dcb3afe209f5ca854bdfac2defdc3067.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FERNANDES" "autor_email" => "fatimaorientadora@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8546 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 2748 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE POMBAL – PB" "resumo" => "O trabalho apresenta uma análise crítica sobre o processo de inclusão dos alunos deficientes que se encontram matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental de Pombal, estado da Paraíba. O objetivo dessa pesquisa constituiu-se em um levantamento de dados referentes ao número de alunos com limitações físicas, visuais, intelectuais e pessoa com surdez, que frequentam o atendimento educacional especializado, como também, os tipos de transtornos e a qualificação dos profissionais que trabalham nas salas de recursos. Para verificação dos dados, foram realizadas com os professores entrevistas com questões abertas, direcionadas à temática em estudo, com o intuito de levantar dados referentes ao perfil educacional dos alunos deficientes atendidos nas salas de recursos. Através dos resultados obtidos, constatou-se que há uma grande diferença entre o número de alunos deficientes matriculados na rede municipal e o número de alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais. Contudo, ressalta-se, segundo os dados coletados, que a maioria dos alunos atendidos tem o processo de autonomia e de independência satisfatório. A realidade observada leva à discussão o processo de aprendizagem dos alunos deficientes, no que se refere à mediação das práticas pedagógicas como suporte para garantir o ensino direcionado a uma clientela diversificada e em constante transformação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ATENDIMENTO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_19_45_04_idinscrito_2748_dcb3afe209f5ca854bdfac2defdc3067.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FERNANDES" "autor_email" => "fatimaorientadora@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }